Encontro nacional de gestores das Polícias Civis debate tecnologia e inteligência em Santa Catarina
O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) realiza entre os dias 10 e 14 de setembro, o 2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Policia Civil, no Costão do Santinho, em Florianópolis, e terá a Polícia Civil de Santa Catarina como anfitriã do evento. O evento der abertura terá transmissão pelo canal do YouTube da PCSC, neste link.
A abertura oficial do encontro será às 9h, em solenidade que contará com a presença do delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, e chefes de polícia, diretores de inteligência e gestores de tecnologia da informação das Polícias Civis de todo o país.
Na pauta do encontro serão abordados temas envolvendo tecnologia com destaque para crimes cibernéticos, redes de proteção nas escolas, formação de rede tecnológica das polícias civis, entre outros assuntos pertinentes à segurança pública.
Após a solenidade de abertura estão previstas duas palestras: a primeira com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu de Alencar sobre “Os desafios da Senasp para estruturar as Polícias Civis do País”. A segunda palestra será a palestra do Diretor de Inteligência e Operações de Segurança Pública, Romano Costa.
A programação do 2º Encontro de Gestores na Polícia Civil prossegue até a próxima quinta-feira com grupos de trabalho e discussões temáticas para delegados, diretores de inteligência e Gestores de TI.
O 2ª Encontro de Gestores na Polícia Civil contou o fundamental apoio do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), e da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC).
O CONCPC
O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) foi criado em 1998 e é composto pelos chefes de Polícia, delegados-gerais e diretores-gerais das polícias civis de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.
O CONCPC se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das polícias civis, visando ao intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. Além dos Conselheiros, participam como convidados das reuniões ministros de Estado, ministros de tribunais superiores, governadores, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, dentre outras autoridades, sempre discutindo formas de combater a criminalidade.
As decisões do CONCPC são consubstanciadas em resoluções e têm caráter orientativo para as Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, que têm a atribuição de investigação criminal e função de Polícia Judiciária civil.
Além disso, o CONCPC coordena operações nacionais para combater os mais diversos crimes em que a atribuição para investigação é das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal.