Encontro na Serra reúne gestores públicos e empresários para debater turismo na região
Foto: Molina Orval/SOL
As potencialidades e desafios do turismo foram o foco do 1º Meeting da Serra – Gestão e Sustentabilidade do Turismo Serrano, realizado nesta segunda-feira, 31, no Clube Astréa, em São Joaquim. O encontro reuniu prefeitos, secretários e diretores municipais de Turismo e representantes do trade da região.
A abertura do evento foi feita pelo secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, para um público de aproximadamente 200 pessoas. Pavan abordou questões pertinentes ao fortalecimento do setor e também explanou sobre as ações que contam com apoio da Secretaria, como o projeto de implantação de uma plataforma de vidro na Serra do Rio do Rastro.
O diretor de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Carlos Cappelini, falou sobre inovação e criatividade. Já o secretário adjunto, Francisco dos Anjos, falou sobre turismo e desenvolvimento regional. O período da tarde foi reservado para apresentação de cases com experiências de atividades turísticas da região. Também foi aberto um espaço para que os representantes dos municípios fizessem considerações sobre as potencialidades e desafios para a sustentabilidade turística da Serra Catarinense.
O 1º Meeting na Serra foi promovido pela SOL com apoio da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim. Os prefeitos presentes ouviram do secretário Leonel Pavan a confirmação de investimento de R$ 150 mil para cursos de capacitação. O presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, anunciou a compra de um drone de última geração para ajudar os municípios a promover o turismo regional.
Cavalgada Internacional
Um dos assuntos destacados foi a primeira cavalgada internacional de reconhecimento de potenciais turísticos e promoção da cultura equestre, que sairá da Patagônia argentina e se estenderá até o Pantanal brasileiro. A cavalgada tem à frente a Associação Latino-América de Turismo e Cultura Equestre (Alatce), com participação do Brasil, Chile, Colômbia e México. Segundo o agente de turismo Robério Bianchini, o projeto será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A cavalgada acontecerá em 2018, mas o roteiro deve ser definido nos próximos meses.
Informações adicionais para a imprensa
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br