Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Encontro determina diretrizes para...

Encontro determina diretrizes para acabar com focos de dengue na região

A dengue é uma doença que não tem cura e o tratamento é simples e eficaz. Entretanto a prevenção é ainda é a melhor solução para o problema. Esse pensamento foi fundamental para o direcionamento da reunião que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional-Criciúma (SDR). Participaram os supervisores de campo da Amrec/Amesc, agentes de endemias das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e os fiscais das Vigilâncias Sanitárias Municipais da região. Tal medida foi essencial para que os profissionais e população se conscientize sobre a  lei 15.243 publicada em 2010 que passa a obrigar os estabelecimentos adotarem medidas para evitar a existência de criadores para o aedes aegypti.

Grande parte dos estados brasileiros sofrem para tratar os casos de dengue, os quais são de difícil controle depois de instalados. A principal causa de disseminação do mosquito é a água parada, geralmente em locais úmidos como ferro-velho, empresas de transporte de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias entre outros.

Na oportunidade foram apresentados dados recentes sobre a Dengue no Brasil e no estado de Santa Catarina, onde está previsto a realização de fiscalização conjunta entre os profissionais.

“Só na região de Criciúma, Içara e Araranguá existem mais de 500 pontos localizados. Ou seja, locais específicos onde o mosquito pode se reproduzir como postos de gasolina, ferro velho e outros onde há vestígio de água parada”, explica o biólogo da Secretaria da Saúde, Tiago Moreti

“É necessário a conscientização de todos para impedir que esse problema se instale em Santa Catarina, mantendo os pátios das residências limpos, caixas d’águas cobertas, evitando o acúmulo de água parada. Com a participação de todos poderemos evitar a dengue e manter a saúde da população”, salienta o fiscal da vigilância sanitária da Secretaria de Saúde, Fabrício Possamai.

Informações adicionais podem ser obtidas com os técnicos Tiago Moreti (Controle da Dengue – 21ª. GERSA) e Fabricio P. Possamai (Vig. Sanitária – 21ª. GERSA), pelo telefone (48) 3461-2100.

Mais informações
Ioton Anselmo Pereira Neto
Assessor de Imprensa
SDR de Criciúma
Fone: (48) 9127-6838
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support