Encontro de Mulheres Agricultoras da ADR de Ibirama reúne cerca de 300 participantes
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama
“Já fico esperando o evento do ano que vem”. A frase da donaemense Dirma Schurt, resumiu o sentimento das cerca de 300 agricultoras que participaram do segundo Encontro de Mulheres Agricultoras da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, que foi realizado nesta quarta-feira, 24, e contou com uma programação diversificada para agradar o público de todas as idades.
A agricultora de 68 anos, que trabalhou na roça durante toda a vida, afirmou que acompanhou atenta a todas as palestras e diversas apresentações culturais que marcaram o dia. “Gostei muito e já pedi para não esquecerem de mim na próxima vez porque quero participar de novo. Hoje até tinha sido convidada para um encontro de idosos, mas desisti para vir aqui e valeu a pena, não me arrependi.”
A fumicultora Marli May Kniess, que participou da primeira e agora da segunda edição, também comentou que adorou o evento. “Foi muito bom, muito gratificante. Um dia em que esquecemos a rotina do dia a dia. Se deus quiser no terceiro encontro também estarei aqui.”
A programação incluiu café, palestras sobre o empoderamento da mulher agricultora e sucessão familiar, oportunidades do turismo para famílias agricultoras, almoço gratuito, apresentações musicais, a primeira Feira de Trocas de Mudas e Sementes e diversas outras atrações como exposição de artesanato dos municípios e até dinâmicas de grupo.
A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, que foi a grande organizadora do evento, afirma que ficou feliz com o sucesso do Encontro. “Tivemos a participação de grupos dos nove municípios da região, inclusive agricultoras indígenas de José Boiteux. As palestras foram muito boas, foi uma troca de experiências e conhecimento durante todo o dia e tenho certeza que agora essas mulheres vão voltar para suas famílias mais motivadas.”
Outro ponto alto do encontro citado por Edna foi a apresentação de cases de sucesso de agricultoras de Lontras e Vitor Meireles, que transformaram o seu sonho em realidade e hoje garantem o sustento de toda a família através do seu trabalho. “Elas trabalham em conjunto com os maridos desde o plantio até a colheita e venda. São realmente guerreiras que dão um exemplo de vida para qualquer classe, seja a política ou empresária. Temos aqui hoje a força do potencial agrícola de nossa região.”
Primeira Feira de Trocas de Sementes e Mudas foi destaque do evento
A primeira Feira de Trocas de Sementes e Mudas, organizada com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), foi um dos grandes destaques do evento. Durante todo o dia as participantes puderam apresentar e conhecer espécies diferentes e o melhor de tudo: lavá-las para plantar em casa. “As mulheres trouxeram sementes e levaram para sua comunidade, foi um sucesso”, ressaltou.
Em seu discurso o secretário Executivo da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, agradeceu a presença das cerca de 300 mulheres e parabenizou as participantes pela iniciativa na troca de novas experiências. “Hoje puder perceber o quanto elas foram educadas e prestigiaram atentas as palestras. Também observei a beleza de cada mulher que esteve participando, e a beleza a que me refiro vai muito além da física, é a interior, e que perdura por toda a vida. Todas estão de parabéns.”
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama