Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Encontro de Extensão da...

Encontro de Extensão da Udesc se encerra com apresentação de ações e programação cultural

9º Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se encerrou nesta sexta-feira, 8, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, região continental de Florianópolis. Cerca de 400 professores e alunos envolvidos com ações de extensão de centros da universidade em todo o Estado se reuniram na Udesc Cefid por dois dias para apresentar os projetos executados em 2013, oferecendo também oficinas e minicursos gratuitamente para a comunidade.

Nesta sexta-feira, integrantes das ações de extensão de todos os centros da Udesc puderam apresentá-las no encontro, falando de suas atividades e resultados. Todas as ações exibiram as informações na forma de pôsteres, reunindo os extensionistas no mesmo espaço e permitindo a troca de experiências entre eles.

Algumas ações, selecionadas pelo comitê científico do encontro ou que não puderam produzir os banners a tempo, também expuseram as informações em apresentações orais. Todas as apresentações foram avaliadas por professores da Udesc.

As ações de extensão que fizeram a opção na inscrição do encontro também terão resumos ou artigos publicados na revista eletrônica de extensão Udesc em Ação. Os artigos e resumos serão revisados e avaliados pelo comitê científico e comporão os anais do encontro, a serem publicados em edição especial da revista, prevista para fevereiro de 2014.

Acesse o site do 9º Encontro de Extensão da Udesc

Cultura

O encontro também incluiu uma programação cultural, ao longo dos dois dias. O projeto de extensão Núcleo de Flauta Doce, da Udesc Ceart, abriu a programação cultural do encontro nesta sexta-feira pela manhã com uma  apresentação musical no Ginásio 2 do Cefid. O projeto faz parte do programa de extensão Performance Didática da Flauta Doce, coordenado pela professora doutora Valéria Bittar, que tocou na apresentação. O programa trabalha ainda com formação de professores de musicalização e promoveu a 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce.

A programação cultural do Encontro de Extensão continuou à tarde, com apresentações do coral do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti). O programa de extensão do Cefid atua há 23 anos – é o mais antigo da universidade e mantém 15 ações voltadas à promoção da saúde de idosos. O coral é formado pelos participantes de um desses projetos, o de Cantoterapia. 

Os participantes do encontro e a comunidade puderam assistir ainda a apresentações do projeto Young Dance, da Udesc Planalto Norte (São Bento do Sul), quem mantém um grupo de hip hop formado por crianças.

Encerramento

A cerimônia de encerramento contou ainda com uma exibição do Quarteto Udesc, formado por alunos do projeto de extensão Fermento Cultural, da Udesc Ceart, e com uma palestra sobre o Núcleo Extensionista Rondom da Udesc, que terá uma nova operação em fevereiro.

O encontro foi encerrado pelo pró-reitor de extensão, Mayco Nunes, o coordenador de extensão da Udesc, Alfredo Balduíno dos Santos, do diretor geral do Cefid, Darlan Matte, e o diretor de extensão do centro, Mário César Nascimento. “É uma satisfação receber o encontro”, disse o diretor do Cefid, Darlan Matte. “Nós temos que valorizar a extensão na universidade e o encontro mostra que a riqueza do que a Udesc faz em extensão é impressionante”.

Certificados

Os certificados eletrônicos, uma das inovações do 9º Encontro de Extensão da Udesc, estarão disponíveis para os participantes a partir de quarta-feira, 13, no site do evento. A partir dessa experiência com o Encontro de Extensão, o sistema institucional para a emissão e verificação de autenticidade dos certificados eletrônicos, desenvolvido pela área de informática da Udesc a partir de proposta da Direção de Extensão do Cefid, ficará disponível para ser usado por toda a universidade, permitindo eliminar a emissão desse tipo de documento em papel.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8622

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support