Encontro de apicultores reúne mais de mil produtores em Curitibanos com apoio do Governo do Estado
Mais de 1000 pessoas participam diretamente do 32º Encontro Catarinense de Apicultores que está sendo realizado nestes dias 14 e 15 de agosto em Curitibanos. Com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Curitibanos, o evento é realizado pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Federação de Apicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri, Associação dos Apicultores de Curitibanos, ACIC, UFSC, Prefeitura de Curitibanos e Fundação Banco do Brasil.
“A apicutura catarinense historicamente sempre foi uma referência para o país. Já fomos o maior produtor de mel, mas ainda temos a melhor produtividade por metro quadrado, destaca o presidente da FAASC, Nésio Fernandes de Medeiros. “No último congresso mundial de apicultura realizado em 2013, fomos contemplados mais uma vez com o título de melhor mel do mundo e temos em nosso estado os maiores exportadores de mel”, observa.
Segundo Nésio, um dos principais objetivos do encontro é aumentar a produtividade no Estado, utilizando a tecnologia como aliada para que os produtores obtenham melhoras tanto na quantidade como na qualidade do mel e seus derivados. “ Juntamente com os apicultores estamos constantemente realizando estudos em parceira com diversas entidades públicas e privadas para melhorar as técnicas de produção”.destaca.
O secretário Regional de Curitibanos, Roque Stanguerlin, enfatiza a organização e os objetivos do encontro. “O Governo de Santa Catarina está orgulhoso da classe produtora de mel e seus derivados. É um movimento muito bem organizado que serve para melhorar ainda mais as condições de negociação no mercado nacional e incrementar as exportações, gerando mais riqueza e renda para os nossos produtores”, ressalta.
O prefeito interino de Curitibanos, Aldo Dolberth, ressalta o empenho dos organizadores do encontro para garantir referência da produção estadual. “Curitibanos se transformou em uma enorme colméia. Tenho certeza de que este evento resultará em enxames de conhecimento e inovação que se estenderão por todo o estado e pelo país, além de ganhar o mundo pela sua excelente qualidade”, enfatiza.
{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}