Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Encontro da Casan reforça...

Encontro da Casan reforça importância da relação com o consumidor e da inovação

11º Encontro Técnico CASAN reforça importância da relação com o consumidor e da inovação

Presidente Edson Moritz no 11º Encontro Técnico da Casan – Foto: Divulgação / Casan

Reafirmando a importância de reunir os colaboradores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) de todo o estado para capacitação, troca de conhecimentos e experiências, o 11º Encontro Técnico ficou marcando como um momento de fortalecimento do time e desenvolvimento de cada um, pavimentando o caminho para novas conquistas.

O segundo e último dia do encontro nesta quinta-feira, 22, iniciou com a apresentação de cases dos três finalistas nas duas categorias: Prêmio Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental e Prêmio Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental.

Em seguida foi a vez do profissional convidado Hiram Damin, falar sobre “O poder do atendimento nas marcas”. Com experiência de 20 anos de mercado, o profissional falou sobre a importância do cuidado com o consumidor no contexto do saneamento. “O essencial é invisível aos olhos, e nada é mais essencial que a água”, explica Hiram sobre o desafio de valorizar o produto da Companhia, construindo uma boa relação com os consumidores.

11º Encontro Técnico CASAN reforça importância da relação com o consumidor e da inovação

Painel Relacionamento Comercial no 11º Encontro Técnico CASAN, com participação de Rodrigo Maestri, Helton Kraus e o palestrante Hiram Damin. Foto: Acervo CASAN.

No painel “Relacionamento Comercial”, participou o gerente de Relações com o Poder Concedente, Rodrigo Maestri, abordando como as Agências da CASAN desempenham suas funções nos municípios e como melhorar a percepção junto ao poder público. Por sua vez, o gerente de Faturamento, Helton Kraus, deu um saldo das métricas dos canais de comunicação da CASAN com os consumidores, incluindo serviços presenciais, online e interações em redes sociais.

Finalizando as atividades da manhã, a chefe de Divisão do Setor Comercial da Superintendência Regional Sul/Serra, Néria Motta Pires, trouxe o case da reformulação da Agência de Içara, para falar sobre “Práticas da Padronização dos Atendimentos”. A mudança atendeu uma série de prerrogativas que visavam melhorar o atendimento presencial aos consumidores, servindo como exemplo no Estado.

Foco na Inovação

No período da tarde, o foco estava relacionado às atividades de inovação da Companhia. Na abertura dos trabalhos, o presidente Edson Moritz, destacou a importância do uso das novas tecnologias e no aperfeiçoamento de práticas para a Companhia seguir avançando nas metas do Governo Jorginho Mello em consonância com o novo Marco do Saneamento.

“Esse é um momento importante que estamos construindo um novo modelo da Companhia. O mundo mudou, e diante da mudança que é permanente temos que ter a capacidade de também mudar de forma constante, com inovação, dinamismo e mais eficiência na qualidade dos serviços prestados”, afirmou o presidente.

Abordando o uso de dados para tomada de decisões estratégicas, a palestra do Head de Operações na Cluster, empresa de análise e visualização de dados, Jorge Weigmann, trouxe sua experiência de mais de 10 anos no setor. Weigmann demonstrou como as ferramentas ligadas a essa gestão de dados podem impulsionar inovação e eficiência. Apresentou também casos do uso de Inteligência Artificial para melhorar os serviços de saneamento, como no combate às perdas de água.

“Para enfrentar os desafios exigidos na atualidade, uma empresa de saneamento precisa ter uma cultura aberta à mudança. Tem uma frase que diz: “uma empresa não quebra porque faz a coisa errada, mas porque faz a coisa certa por tempo demais”. Aí entra a mudança de cultura, para que uma empresa esteja disposta a lidar com os erros e encará-los como aprendizados, sem medo de tentar e então inovar”.

Palestrante Jorge Weigmann enfatizou a importância da cultura de inovação. Foto: Acervo CASAN.

Tecnologias de inovação foram também o foco do debate do painel feito com três engenheiros da Companhia. A entrada da CASAN no chamado Mercado Livre de Energia, em que os preços de bens e serviços são fixados exclusivamente pelos lances e ofertas dos participantes, foi o tema apresentado por Diego Furlan Franceschette, da Gerência de Políticas Operacionais. Atualmente, 27,6% do total de Energia Elétrica consumida pela CASAN é adquirida por esse método, o que permite uma economia milionária para futuros investimentos.

O chefe do setor Operacional de Esgoto da Superintendência Regional Sul/Serra (SRS), Vinicius Henrique de Oliveira Lagares, demonstrou uma iniciativa inovadora de comercialização dos resíduos sólidos de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O processo remete à ideia de economia circular, em que o resíduo ganha novo uso de maneira sustentável e economicamente rentável para a Companhia.

Já a iniciativa do Programa Esgotamento Sobre Rodas, tema trazido por Alexandre Bach Trevisan, da Gerência de Planejamento, finalizou o painel. O programa tem o objetivo de levar o esgoto de fossas sépticas para serem tratados em ETEs, em municípios catarinenses com até 15 mil habitantes. aumentando a cobertura do tratamento de esgoto. Além de uma descrição detalhada da situação estadual, Alexandre também explicou sobre os avanços que estão sendo feitos em Descanso, no Extremo Oeste, onde além de um piloto do Esgotamento Sobre Rodas, a Companhia vai instalar um projeto de tratamento utilizando leitos filtrantes com plantas (wetlands).

Painel de Inovação, com a presença do palestrante Jorge Weigmann e dos engenheiros da CASAN Diego Furlan Franceschette, Alexandre Bach Trevisan e Vinícius Henrique de Oliveira Lagares. Foto: Acervo CASAN.

A última palestra da tarde foi do engenheiro químico e responsável pelo Laboratório Central de Soluções Químicas, Felipe Antônio Cassini, que tratou do uso de duas tecnologias para agilizar processos e reduzir custos operacionais internos da CASAN. Também explicou como o uso dos softwares do Google Workspace agilizaram o gerenciamento de demandas na Grande Florianópolis, e abordou o uso de inteligência artificial com a utilização de uma IA para programar de modo ágil a criação de documentos, imagens e conteúdos com informações precisas sobre saneamento.

Funcionários premiados

O evento encerrou com o resultado dos premiados nos três concursos: Melhores Práticas de Educação Ambiental (3º lugar Fernanda Amaral Góis, 2º lugar Leila Franciele Pereira Mayer e 1º lugar Rosane Packer Padilha); Registros Fotográficos de Atividades de Saúde e Segurança do Trabalho (3º lugar Leila Franciele Pereira Mayer, 2º lugar Fernanda Barbacovi e 1º lugar Edson Renato Vanzuita); e Montagem de Kit Cavalete de forma mais eficiente (1º lugar dividido entre Leila Franciele Pereira Mayer e Ulisses Knoth Vanzuita).

Também ocorreu a divulgação dos cases premiados, que foram submetidos ao longo do Encontro a uma comissão julgadora formulada pela Gerência Universitária. Na categoria Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental (PEOS), em 1º lugar ficou o case “Monitoramento de Vazão e Pressão como ferramenta de Gestão de Perdas e Eficiência Operacional”, apresentado por Daniela Carolina Rodrigues. Em 2º ficou Rodrigo Alberto Farias Pena com o case “Instalação de medidores de vazão do tipo Clamp-on em Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) para melhor gestão de ativos e eficiência operacional”. E o case “Sistema de tratamento de efluentes doméstico por evapotranspiração no município de Indaial” apresentado por Leila Franciele Pereira Mayer ficou em 3º.

Já no Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA), o trabalho “A Substituição do Ramal de Água ao Invés do Conserto do Vazamento de Ramal” apresentado por João Paulo de Sá foi consagrado com 1º lugar. Em 2º veio a apresentação de Gustavo Weber de Simas, “Gestão de Ativos para Redução de Perdas de Água: desenvolvimento e implementação de um aplicativo como base do inventário de ativos”. Em 3º lugar, Giulio Cesare Facchin e Márcia Panciera Facchin, pelo case “Boas Práticas na Conexão da Interface Modbus RTU para Minimizar Ruídos EMI”.

Por fim, na categoria Prêmio de Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS), a apresentação de Fabiane Andressa Tasca Goerl sobre “Mapeamento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da CASAN (Inventário)” se saiu vitoriosa. Em 2º lugar, Paulo Henrique Tonetti Costa recebeu o prêmio com seu case “Rede CASAN: uma rede social corporativa a serviço da comunidade”. Completou o pódio o trabalho de Sandro Aparecido Kanzler, sobre “Avaliação do nível de saúde mental com base nas medidas neuro e psicométricas dos sintomas de stress, depressão, ansiedade e qualidade do sono em funcionários do CIOM-CASAN”.

Ganhadores do Prêmio de Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS) junto ao presidente Edson Moritz. Foto: Acervo CASAN.

Premiados e avaliadores dos concursos e cases no palco do 11º Encontro Técnico CASAN. Foto: Acervo CASAN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support