Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Enchentes no Oeste catarinense...

Enchentes no Oeste catarinense atingem rede elétrica

Os fortes temporais que atingem Santa Catarina provocaram desligamentos no sistema elétrico da Celesc. As regiões Oeste e Meio-Oeste são as mais afetadas. Os volumes de chuva já passaram de 300 mm em alguns municípios, atingindo a rede elétrica da Empresa. Às 11h30min desta sexta-feira, cerca de quatro mil unidades consumidoras estavam sem energia no Estado (0,1% do total de UCs atendidas). As equipes de emergência trabalham ininterruptamente nas áreas onde há condições de acesso e de trabalho.

Foto: Celesc/Divulgação

Em municípios do interior de Chapecó, a Celesc está realizando, desde quinta-feira, o corte preventivo de energia, necessário para garantir a segurança da população nas regiões em que as águas já começam a alcançar a altura dos medidores de energia elétrica. São 667 unidades consumidoras desligadas em Águas de Chapecó e 329 em São Carlos, sendo necessário aguardar que a situação seja normalizada para religar os equipamentos.

No interior de Concórdia, em torno de mil unidades estão sem energia, com ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra e queda de vegetação na rede. As equipes de emergência enfrentam dificuldades para acessar os locais interditados, o que pode prolongar o tempo para restabelecimento do sistema.

Na região de São Miguel do Oeste, o Rio Uruguai está a 16m acima do nível normal, atingindo Palmitos, Mondaí e Itapiranga, que já decretaram situação de emergência. O Balneário de Ilha Redonda, em Palmitos, está submerso, e mais de 200 unidades consumidoras estão desligadas. Pontos isolados dos municípios de Riqueza, Palmitos, Caibi, São João do Oeste e Tunápolis também foram afetados, com aproximadamente 500 unidades desligadas.

Serra

Também há registros pontuais de ocorrências na área rural de São Joaquim, em que a falta de energia em cem unidades consumidoras é decorrente dos fortes ventos que atingiram a região na quarta-feira, 25, e das chuvas que seguiam nesta sexta durante toda a manhã. Às 11h30min desta sexta-feira, em torno de 600 unidades estavam sem luz nas regiões de Despraiado, São João do Pelotas, Moabas e Rondinha, ocorrências já em atendimento pelos eletricistas. Equipes extras foram acionadas para apoio das atividades na região.

Acompanhe a situação em tempo real do fornecimento de energia no Estado no site da Celesc

Previsão

De acordo com a Epagri/Ciram, o tempo segue instável no Estado, com chuva mais intensa e persistente no Oeste, Meio-Oeste, Sul e Grande Florianópolis. No sábado, a chuva se concentra ainda na Grande Florianópolis, atingindo também o Litoral Sul e Planalto Sul. A Defesa Civil mantém alerta para inundações nas bacias do Rio do Peixe, Uruguai e Chapecozinho e deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

Mais informações
Centrais Elétricas de Santa Catarina
Ana Carolina Dall’Agnol
comunica@celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support