Encerrada capacitação para funcionamento de conselhos do idoso nos municípios do Alto Vale
O Conselho Estadual do Idoso promoveu, desde 29 de julho até esta sexta-feira, 1º de agosto, a capacitação de conselheiros municipais, gestores e lideranças de defesa dos direitos da pessoa idosa na região da SDR de Rio do Sul. A capacitação foi realizada na Associação Desportiva Duque de Caxias em Rio do Sul.
Conforme destacou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira, no dia da abertura do evento, “o fortalecimento dos conselhos municipais é fundamental porque contribui para ampliar e melhorar o exercício dos direitos dos idosos em Santa Catarina”.
De acordo com a capacitadora Marlene Faschiera, entre as medidas que asseguram os direitos do idoso, estão as que garantem o bom funcionamento dos conselhos municipais, e incentivem a criação de novos conselhos do idoso. E são estes alguns dos objetivos que esta capacitação intensiva, em quatro dias, consegue alcançar, além de integrar as instituições que atuam em favor do idoso. A capacitação é em parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a SST e as SDRs. É dada em três módulos: Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso; Conselho de Direitos do Idoso; Ferramentas e Gestão Financeira e da Política do Idoso.
O Relatório do Banco Mundial de 2011, aponta que o Brasil envelhecerá mais rápido do que os países desenvolvidos. A população idosa no Brasil, que hoje é 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050. Ainda segundo o documento, em números absolutos, os idosos brasileiros eram 2,6 milhões em 1950; 19,6 milhões em 2010 e serão 64 milhões em 2050.
Marlene Faschiera alerta para a necessidade de redirecionar as gestões política e financeira com relação ao idoso, para melhorar o atendimento ao idoso nos setores da Saúde e da Assistência Social.
{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul}{text}{/article}