Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Empresas canadenses virão a...

Empresas canadenses virão a Santa Catarina

Cerca de 30 empresas canadenses estão previstas para conhecer as potencialidades de Santa Catarina durante uma missão ao Estado, no mês de agosto deste ano, conforme anunciou o secretário de Articulação Internacional do governo catarinense, Juliano Froehner. De acordo com o secretário, o alinhamento para essa visita é resultado de sua missão atual ao Canadá e participação no Collision, evento em Toronto que conta com a presença de 118 países. “É um evento importantíssimo, com quase 40 mil pessoas participando. É Santa Catarina se tornando cada vez mais internacional e assumindo o seu protagonismo com as suas empresas e sua força produtiva perante o mundo.”

De acordo com Froehner, a Secretaria, sob a orientação do governador Jorginho Mello, tem feito a promoção comercial do Estado, o acompanhamento, o endosso e o apoio a todas as empresas do setor de tecnologia, além das micro e pequenas empresas ligadas ao Sebrae/SC, para fomentar a área no exterior durante o processo de internacionalização. “Apoiamos todas aquelas empresas que estão exportando, que estão colocando uma subsidiária fora. Em paralelo a isso, estamos atraindo para Santa Catarina empresas de tecnologia de ponta, dentre outras.”

Toronto é considerada uma importante centro financeiro e de negócios e uma das principais cidades canadenses que abriga grandes empresas, sendo polo de inovação e empreendedorismo. Em 2017, o PIB da região de Toronto cresceu aproximadamente 3,3% (Fonte: Conference Board of Canada, Moody’s, Oxford Analytics, Statistics Canada, 2017). A cidade é competitiva em quase todos os setores, desde tecnologia e ciências biológicas até energia verde.

Além dos acordos bilaterais assinados recentemente, a exemplo do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o Canadá para a agropecuária brasileira, Santa Catarina também mantém uma forte relação bilateral com aquele país. Conforme o Observatório da Fiesc, alguns dos produtos importados do Canadá para SC, atualmente, são fertilizantes potássicos, polímeros de etileno, medicamentos embalados e níquel em formas brutas. Dos exportados, destacam-se as carnes de aves e suína, motores elétricos, partes de motores, transformadores elétricos e máquinas e aparelhos de uso agrícola.

A convite da Acate, Froehner também deverá ter agenda diplomática para tratar do assunto de manutenção de áreas verdes em Santa Catarina via crédito de carbono. A missão ao Canadá, que prossegue até esta sexta-feira (30), é uma iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com a Missão Brasil – Canadá, Sebrae/SC e consulado canadense. Conta com apoio institucional da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC).

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support