Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Empresas apresentam propostas para...

Empresas apresentam propostas para desafio lançado pelo Estado de monitorar a segurança de pescadores

As empresas inscritas no desafio lançado no mês de novembro pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), por meio do do Laboratório de Inovação do Governo do Estado, o INOVALAB, realizaram nesta segunda-feira,11,as apresentações dos dispositivo para ajudar a monitorar a segurança de pescadores por meio de GNSS, um sistema global de navegação por meio de satélite, em pequenas embarcações e coletes salva-vidas.

As reuniões aconteceram no observatório da sede da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, em Florianópolis.

A demanda é da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca. A ideia é proporcionar mais segurança em casos de resgate, busca e salvamento, além de permitir a localização mais rápida dos barcos em situações de emergência, com maiores chances de salvar vidas.

Atualmente existem cerca de sete mil embarcações de pesca artesanal em Santa Catarina.

Segundo o secretário de aquicultura e pesca, Tiago Frigo, o foco é a salvaguarda da vida dos pescadores através de uma solução eficiente e segura:

SONORA

As tratativas entre Secretaria da Aquicultura e Pesca e a SCTI começaram em setembro, quando foi relatada a necessidade de solucionar uma antiga queixa da comunidade pesqueira artesanal e Santa Catarina: o investimento em uma tecnologia mais eficiente para garantir mais segurança aos cerca de 21.541 pescadores artesanais que trabalham com licença no litoral catarinense.

Repórter: Kenia Casagrande