Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Empresários de São Paulo...

Empresários de São Paulo articulam novos projetos internacionais em Santa Catarina

Mais de 100 empresários e representantes de empresas com interesse em fazer negócios em Santa Catarina, principalmente com foco no comércio exterior, compareceram ao Santa Catarina Summit, nesta segunda-feira, 2. O local foi o coração financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista, com realização da Investing Santa Catarina e o apoio do Governo do Estado, Porto de Itapoá, Fischer Advocacia e XPM Logística. Na ocasião, o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, o gerente de financiamentos e captação de investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Luiz Maranzatto; e o diretor de desestatização e parcerias da Secretaria da Fazenda (SEF), Renato Lacerda, apresentaram dados sobre a competitividade catarinense e suas potencialidades.

“Nossos índices positivos estão em uma crescente, em franco aumento, e isso atrai muito a atenção de quem quer expandir os seus negócios e abrir uma nova empresa ou subsidiária. Também chama a atenção o equilíbrio de qualidade de vida e segurança que o Estado possibilita, o que reflete em produtividade, eficiência, engajamento e saúde mental mais resiliente. A SAI, como porta de entrada para todos os assuntos internacionais do Governo de Santa Catarina, saiu de lá com muitas solicitações de reuniões para novos projetos”, informou o secretário Juliano Froehner.

Segundo ele, os potenciais e diferenciais de Santa Catarina foram destacados ao grupo de empresários, investidores e consultores internacionais, seguindo o direcionamento do governador Jorginho Mello, “que é o de estarmos em contato ‘direto e reto’ com todos que querem fazer negócios em Santa Catarina”.

Presente ao evento, o diretor da empresa especializada em cromatografia – Allcrom, Altino José Paulo, afirmou ser Santa Catarina um estado que cria possibilidade através da infraestrutura de governo, de portos e aeroportos, dentre outras. “Mantemos uma base aqui em São Paulo, mas a gente vai investir cada vez mais em projetos internacionais, com parcerias com empresas que estão vindo para o Brasil. E Santa Catarina será a porta de entrada para os nossos produtos. A gente confia na dinâmica, na inteligência e na boa vontade do Estado para contribuir com a nossa empresa, e com a nossa nação.”

Para a diretora-presidente da agência de captação de investimentos Investing Santa Catarina e também sócia fundadora de Fischer Advocacia, Maysa Fischer, o Santa Catarina Summit uniu as forças do governo e da iniciativa privada com o mesmo objetivo comum de alavancar os investimentos em Santa Catarina em prol da geração de riquezas, emprego e renda. “Somos o estado mais competitivo do Brasil e isso move o propósito da Investing Santa Catarina na atração de investidores que buscam pelo melhor local para estabelecer e expandir seu negócio.”

Sustentabilidade, incentivos fiscais e inovação

De acordo com o diretor da SEF, Renato Lacerda, Santa Catarina é um estado muito competitivo como destino para novos investimentos e investidores porque, além de excelentes indicadores de qualidade de vida, oferece mão de obra qualificada e boa infraestrutura logística. “Esta atratividade é fruto da seriedade e do compromisso da gestão pública com o desenvolvimento sustentável. E a iniciativa privada consegue perceber este ambiente favorável, que se reflete, por exemplo, na solidez e na segurança jurídica dos nossos programas de incentivos fiscais.”

Já o gerente de financiamento e captação de investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Maranzatto, apresentou a nova pasta criada pelo governador Jorginho Mello, para dar o protagonismo que o setor merece. “Acreditamos no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina a partir da inovação. Nosso estado tem um ecossistema de tecnologia e inovação vibrante, com empresas de destaque, startups promissoras, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para serem referências no país.”

Os temas das palestras do Santa Catarina Summit foram: As Forças de Santa Catarina (por Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional); A Reinvenção da Economia de SC a partir da Inovação (por Luiz Maranzatto, gerente de financiamentos e captação de investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação); e Incentivos Fiscais (por Renato Lacerda, diretor de desestatização e parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda).

Fotos: Flavio Santana

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support