Empreendimentos da região de Concórdia estiveram participando da Exposuper em Joinville
Agricultores familiares da região de Concórdia participaram da Exposuper 2015, em Joinville. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foi uma das responsáveis pela presença de 42 empreendimentos agrícolas familiares no evento. A Epagri investiu R$ 249 mil com recursos proveniente do Programa SC Rural do Governo do Estado.
A Central das Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf), o Pescado Pinhal, ambos com sede em Concórdia e o Laticínio Lindo Lat de Lindóia do Sul foram os empreendimentos da região que estiveram na Exposuper. O investimento busca aproximar o agricultor familiar do setor supermercadista, fortalecendo as cadeias produtivas e eliminando atravessadores.
É através desta feira que empreendedores da agricultura familiar e da pesca artesanal de todas as regiões catarinenses conseguiram apresentar produtos para um público de cerca de 40 mil pessoas, realizando negócios, trocando experiências, conhecendo os mecanismos do mercado e tiveram acesso as informações atualizadas e novas tecnologias. Os 90 agricultores familiares presentes, que representam os 42 empreendimentos, também participam de todas as discussões e qualificações técnicas proporcionadas pela Convenção Catarinense de Supermercadistas, que aconteceu paralelamente à feira.
Na edição 2015 da Exposuper, realizada de 16 a 18 de junho, estiveram presentes empreendimentos agrícolas (cooperativas, associações, agroindústrias) de 32 municípios, desde Chapecó, até Santa Rosa do Sul, no extremo Sul do Estado. Eles apresentaram ao setor supermercadista um universo variado de produtos da agricultura familiar, como pescados, linguiças artesanais, palmito, frutas, verduras, laticínios, suco de uva, cachaça, arroz e mel.
{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}