Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Empreendimentos culturais ganham reforço...

Empreendimentos culturais ganham reforço com lançamento do programa Catarina Criativa

O empreendedorismo cultural em Santa Catarina ganhará um importante aliado a partir do lançamento do programa Catarina Criativa, no próximo dia 14, em Florianópolis (15h). O programa auxiliará empresas de economia criativa na elaboração de novos produtos por meio de oficinas, consultorias especializadas, cursos e repasse de novas tecnologias. A produção audiovisual para TV, cinema, empresas de games e aplicativos para tablets e smartphones serão as primeiras contempladas, mas futuramente serão beneficiados outros segmentos, como empresas de espetáculos, shows, artesanato, design e editoras de livros.

O Catarina Criativa é uma promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes e da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc), com a realização do Instituto Sapientia e Fundação Certi. Conta com o apoio do Sapiens Parque, Sindicato da Indústria Audiovisual de SC (Santacine), Cinemateca Catarinense e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Para o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, fomentar iniciativas da economia criativa é estratégico para o Estado. “Já somos reconhecidos por nossa força criativa associada à economia em diversas áreas, inclusive na produção audiovisual. Por isso somos parceiros deste programa, como forma de valorizar o patrimônio cultural e humano de Santa Catarina, além de impulsionar a geração de empregos nesta área”, explica.

O público inicial do programa são profissionais e estudantes da indústria criativa que tenham uma proposta de produto comercial. Com foco na formação de profissionais para atuar na área, serão ofertadas oficinas em várias regiões do Estado, voltadas à identificação de oportunidades no mercado de conteúdo e modelos de negócios digitais, de criação de roteiros de audiovisuais, de games e aplicativos, de conteúdo audiovisual para TV, técnicas de produção de conteúdo interativo para TV Digital (Ginga), gestão de projetos e técnicas de iluminação.

O diretor do Instituto Sapientia, Carlos Eduardo Somaggio, salienta que Santa Catarina reúne excelentes condições para se destacar como polo de investimentos e surgimento de empreendimentos locais de sucesso. “Temos capacidade de formação e atração de talentos criativos. Temos uma forte cultura de inovação e iniciativas como o Sapiens Parque, que são essenciais para inovar e competir com outros polos criativos já consolidados em outras regiões do país”, diz.

De acordo com Somaggio, o fortalecimento e a consolidação do polo de Economia Criativa catarinense dependem da existência de casos de sucesso locais. Para atrair produções nacionais e do exterior, o programa Catarina Criativa vai estruturar uma agência local (Film Commission) que buscará colocar o Estado no circuito de locações para filmes, novelas, séries, documentários e comerciais de TV. “Iniciativas deste porte movimentam diversos setores da economia como rede hoteleira, restaurantes, locação de veículos, além de gerar trabalho e renda para costureiras, marceneiros, motoristas, cozinheiros e muitos outros profissionais”, acrescenta Somaggio.

A primeira produção de referência do programa será o filme “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, que deve começar a ser rodado em 2014, com 50% das cenas filmadas na Capital. O longa-metragem das catarinenses Schurmann Film Company e Ocean Films, empresas com atuação também no Rio de Janeiro e São Paulo, contará com boa parte da equipe local e trará para Santa Catarina atores e técnicos do mercado nacional e internacional, promovendo um intercâmbio positivo e inédito no Estado. “Pequeno Segredo” revela a história de Kat Schurmann, adotada pela conhecida família de navegadores, abordará trajetórias de três famílias que se interligam pela amizade, amor e luta contra o preconceito.

Enquanto eixo de desenvolvimento econômico e geração de riquezas, a economia criativa tornou-se tendência mundial e tem obtido cada vez mais destaque no Brasil. Recentemente o Ministério da Cultura criou a Secretaria Nacional de Economia Criativa que tem entre suas metas elevar a de 2,5% para 3,5% a representação deste segmento no PIB (Produto Interno Bruto) até 2015.

Lançamento do Programa Catarina Criativa

Dia: 14 de agosto de 2013

Horário: 15 horas

Local: Auditório Floripa Interativa no Sapiens Parque

Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Canasvieiras – Florianópolis

 

Mais informações:

Mariana Baima e Andréia Seganfredo

Assessoria de Imprensa da Fundação CERTI  

(48) 3024.2007 / 9981.9828 / 3239.2194

 

Carla Coloniese

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

(48) 8844 6575 – (48) 3665- 7436

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support