Empossada a nova diretoria do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de SC
Fotos: Helena Marquardt e Natália Lisboa/ Ascom SAS
Foram empossados na tarde desta terça-feira, 5, os 40 conselheiros titulares e suplentes do Conselho Estadual das Populações Afrodescentes de Santa Catarina (Cepa/SC). Na solenidade também foi eleita a nova diretoria para o biênio 2024/2026. Entre as principais bandeiras da nova gestão estão o combate ao racismo e promoção da igualdade no estado.
O Conselho visa promover políticas públicas específicas para o atendimento dessa população em Santa Catarina e a solenidade também foi marcada por manifestações culturais que preservam as tradições dos afrodescendentes como apresentações musicais, declamação de poesias e de uma fala sobre a importância das políticas públicas da igualdade racial.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, prestigiou a posse e destacou o compromisso do Governo de Santa Catarina com o combate aos crimes de racismo, promoção da igualdade racial e desenvolvimento de todas as pessoas. “É um compromisso do governador Jorginho Mello que todas as pessoas tenham os mesmos direitos e sejam tratadas de forma igual”, ressaltou.
A nova presidente do Cepa, Clair Curvello de França, destaca que esse é um momento ímpar já que sua presidência será coletiva. “Ela será de todos os extremos do nosso estado. É uma responsabilidade imensa que divido com todos os meus colegas que tomaram posse comigo. O nosso foco será a educação, o letramento racial, e isso envolve tanto a educação, saúde quanto o social. O conselho vem construindo essa fortaleza durante 20 anos e chegou o momento que precisamos amadurecer e ter mais visibilidade para garantir os direitos que a população negra necessita”, disse.
A nova diretoria ainda é composta pela vice-presidente, Simone Cristina Machado, pelo 1º secretário, Marley Sidnei Freitas, e pela 2º secretária, Manoella Vieira de Souza. A secretária executiva é Jane dos Santos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS
(48) 3664-0916