Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Emergência do Regional de...

Emergência do Regional de São José registra mais de oito mil atendimentos em um mês

A emergência geral do Hospital Regional de São José (HRSJ), que tem o maior movimento da Grande Florianópolis, registrou 8.617 atendimentos em um mês (17 de maio a 17 de junho). Estatísticas da instituição revelaram que nas segundas-feiras, normalmente, há uma maior demanda. No último mês, 1.589 pessoas passaram pelo setor, o que resulta em uma média de 400 atendimentos diários.

Segundo a diretora do HRSJ, Marise Rodrigues, o grande número de atendimentos verificado nas segundas-feiras está relacionado aos acidentes nos finais de semana e ao fato de os postos de saúde não abrirem neste mesmo período. “Além de estarem fechados nos finais de semana, os postos de saúde no município de São José são insuficientes para atender à demanda da região, o que acaba superlotando a emergência geral do hospital”, explica Marise Rodrigues.

Outro detalhe verificado na emergência geral do Regional de São José refere-se ao horário de maior pico, geralmente, das 8h às 10h, quando foram prestados 1.442 atendimentos. “Se as pessoas ficam doentes à noite, elas passam no hospital antes de ir para o trabalho. E nesse período da manhã há também um grande fluxo de veículos na estrada e alguns acidentes”, justifica a diretora do hospital.

Como o Hospital Regional está localizado próximo à BR-101 e é considerado unidade de saúde referência na região, recebe a maioria dos acidentes de trânsito da rodovia e as demais demandas dos municípios vizinhos, como Palhoça e Biguaçu. Daí a razão do grande número de atendimentos realizados na emergência.

Hospital Celso Ramos

A emergência geral do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, registrou no mesmo período de um mês, 4.248 atendimentos. Praticamente a metade verificada no Hospital Regional. A média diária ficou em 137 atendimentos diários.

Libório Soncini, diretor do HGCR, diz que esse número de pacientes é considerado normal para uma emergência. “Florianópolis possui postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para situações de urgência. Por isso, basicamente são encaminhados para nosso hospital os casos graves para atendimento de média e alta complexidade, otimizando nosso trabalho”, esclarece Soncini.

Desde o dia 17 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem informando a população com boletins diários sobre a situação das duas principais emergências da região, a do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) e a do Hospital Regional de São José.

Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e UPAs estão aptos a atender situações de urgência, aquelas em que a pessoa não corre riscos, como febres ou dores. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.

Informações adicionais:

Ana Paula Bandeira 
Secretaria de Estado da Saúde 
E-mail: anap@saude.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3221-2071

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support