Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Emergência do Hospital Celso...

Emergência do Hospital Celso Ramos volta a atender no sistema porta aberta

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A Emergência do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, voltou a atender no sistema porta aberta: por demanda espontânea, desde às 10h desta segunda-feira, 2 de setembro. Após grande reforma viabilizada pelo Governo do Estado, que durou pouco mais de dois meses, o local pode retomar aos atendimentos com mais segurança e conforto para pacientes e servidores, além de qualificar o serviço. A obra foi entregue pelo governador Jorginho Mello na última sexta-feira, 30 de agosto.

“Desde sexta-feira passada, os materiais e pacientes começaram a ser transferidos e acomodados na Emergência já reformada. Esse momento exigiu muito cuidado e cautela, especialmente com os pacientes graves. Abrimos as portas para a demanda espontânea no tempo previsto, às 10h, liberando, também, o acesso das ambulâncias”, reforçou o diretor Michel Faraco.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Referência em neurotrauma, a Emergência do HGCR, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta com uma equipe de plantão 24h. Além disso, oferece serviços especializados em urologia, clínica médica e cirúrgica, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia, sendo o único hospital público na Grande Florianópolis credenciado para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Emergência para casos mais graves e alta complexidade

Em torno de 150 profissionais de enfermagem organizados entre os períodos diurno e noturno se revezam no setor, assegurando atender cada paciente por meio do Protocolo Catarinense de Acolhimento e Classificação de Risco, desenvolvido pela SES.

“Orientamos que os casos sensíveis à atenção primária de saúde precisam continuar a recorrer às UBSs e UPAs 24h, por exemplo. Ao Hospital cabe os atendimentos de alta complexidade e os casos graves”, completa o diretor.

A Emergência do Celso Ramos realiza de 8 a 10 mil atendimentos mensais. Durante a reforma, o serviço funcionou temporariamente no ambulatório de ortopedia, atendendo exclusivamente pacientes referenciados para casos de urgência e emergência.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support