Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Emenda que aumenta em...

Emenda que aumenta em 0,17% recursos à Udesc deve ser votada na Alesc na terça

Na próxima terça-feira, 29, a emenda parlamentar que propõe o aumento de 0,17% no repasse de recursos via duodécimo para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deve entrar em votação em destaque no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A solicitação partirá da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), apesar da alteração em favor da universidade não ter sido aceita na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), em reunião nesta quarta-feira, 23.

Na mesma sessão da CFT, o presidente e relator da LDO, Marcos Vieira (PSDB), acatou emenda enviada pelo Governo do Estado que prevê a transferência de parte das dotações orçamentárias da Alesc para o Tribunal de Justiça (TJ) e Ministério Público (MP). O percentual fixado é de 0,17%, sendo 0,10% para o TJ e 0,07% para o MP. A alteração seria um acerto entre o governo e os dois órgãos para compensar as verbas não enviadas devido à operação financeira que destinou recursos tributários da Celesc para o Fundo Social, que também afetou a Udesc.

Mesmo com a decisão negativa que atingiu a universidade, a emenda em favor da instituição ainda pode entrar em votação em plenário, após pedido de destaque. Nesta quarta, 24, e nesta quinta-feira, 25, o reitor em exercício, Leandro Zvirtes, esteve na Assembleia em conversa com deputados estaduais, entre eles o líder do governo, Darci de Mattos (PSD), para ressaltar a importância do aumento de recursos para a universidade.

Para terça-feira, 29, será organizada uma mobilização de servidores e alunos da Udesc na Alesc para acompanhar a votação da LDO no plenário da casa.

Campanha para sensibilizar deputados

A obtenção da emenda parlamentar que originou o pedido de aumento do repasse à Udesc foi resultado dos esforços na campanha Udesc+0,17. O movimento iniciou-se em outubro e envolveu estudantes, professores e técnicos para sensibilizar a classe política para a importância econômica, social e educacional da instituição para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Desde então, o reitor Marcus Tomasi, o vice, Leandro Zvirtes, além do pró-reitor de planejamento, Leonardo Secchi, entre outros membros da gestão da Udesc, realizaram dezenas de reuniões com deputados estaduais para que a proposta seja concretizada.

Atualmente, a Udesc recebe 2,49% da Receita Líquida Disponível (RLD), que é uma soma da arrecadação de impostos estaduais. Com mais 0,17%, o repasse subirá para 2,66%, o que representa cerca de R$ 18 milhões por ano em receita para a universidade. A proposta da emenda é reduzir o percentual da Alesc, que tem sobra de recursos, e destinar à Udesc.

Petição pública com mais de oito mil assinaturas

Uma petição pública com mais de oito mil assinaturas em apoio à campanha foi entregue ao presidente da Alesc, Gelson Merísio (PSD), em 19 de outubro, por Zvirtes e Secchi, data em que mais de 150 técnicos e professores da universidade lotaram a sessão do plenário da Alesc para solicitar que os deputados encaminhem proposta de aumento do repasse de recursos à instituição.

Na ocasião, vários parlamentares se pronunciaram a favor da causa da Udesc, que reivindica mais recursos para sustentar o crescimento da universidade no ensino, na pesquisa e na extensão dos últimos anos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support