Embrapa apresenta pesquisa de cultivo de órgãos em animais para transplantes em seres humanos
A equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves apresentou nesta terça, 2, ao governador Jorginho Mello uma iniciativa inovadora desenvolvida em Santa Catarina pela instituição.
É o projeto de Xenotransplantes, uma tecnologia aplicada para permitir transplantes de órgãos entre diferentes espécies de animais para seres humanos, reduzindo a fila de espera por um doador e, muitas vezes, salvando a vida de quem não podia mais esperar.
Na reunião, o governador Jorginho Mello lembrou a vocação de Santa Catarina na suinocultura e afirmou que o Estado será parceiro do projeto que pode ajudar muitas pessoas.
De acordo com os pesquisadores, já é possível adicionar e remover partes do DNA de um animal para que ele produza órgãos livres de fatores que causam rejeição caso seus órgãos sejam aproveitados para transplantes em humanos.
O uso de suínos ocorre por causa da grande similaridade de tamanho, fisiologia e metabolismo dos seus órgãos com os dos seres humanos.
O Brasil tem aproximadamente 53,2 mil pessoas na fila de espera por um transplante de órgão. Com o avanço do projeto, a expectativa é reduzir o tempo de espera dos pacientes por um órgão saudável, salvando vidas e reduzindo custos do SUS.
Repórter: Marcos Lampert