Embaixador da Itália no Brasil é recepcionado pelo governador Raimundo Colombo
Fotos: Jaqueline Noceti / Secom
O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã desta terça-feira, 28, em Florianópolis, com honras militares o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. Na visita, a primeira do embaixador a Santa Catarina, o governador apresentou dados sobre a força do agronegócio, as potencialidades e a boa distribuição demográfica do Estado, além dos desafios e das ações do governo para superar a crise.
“As relações entre Santa Catarina e Itália são fortes em todo contexto cultural, econômico, social. Hoje falamos também dessa crise que estamos vivendo com a questão da carne, a entrada do produto na comunidade europeia e é muito importante a ajuda do embaixador, estamos trabalhando nisso. Tratamos de assuntos em comum, temos uma balança comercial bem expressiva em relação ao que exportamos e importamos da Itália e isso faz com que trabalhamos em conjunto para que possamos ampliar, aperfeiçoar e aprimorar as relações”, disse o governador.
Os investimentos na Educação, Cultura, Turismo, economia, assim como a ampliação de parcerias entre Santa Catarina e Itália também foram abordados no encontro.
O embaixador elogiou o desenvolvimento de Santa Catarina e ressaltou que a presença da Itália no Estado é importante. “Temos uma grande comunidade, uma presença econômica forte, além da cultura. Estamos contentes com essa visita. Falamos de possibilidades de ampliar e fortalecer as relações e parcerias”, destacou.
O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, ressaltou que grande parte da população catarinense tem contato com a Itália. “O país dentro do contexto europeu é o terceiro e mais importante parceiro comercial do Brasil e de Santa Catarina. O que queremos é aproximar os pequenos e médios empresários catarinenses dos pequenos e médios da Itália. A indústria pequena e média na Itália é um exemplo para o mundo e, Santa Catarina já copiou. Agora tem que se aproximar especialmente da área de tecnologia. Queremos que Santa Catarina seja a porta de entrada dos empresários italianos no Brasil”, informou.
Os secretários da Educação, Eduardo Deschamps, do Planejamento, Murilo Flores e do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o embaixador chefe em SC do Ministério das Relações Exteriores, José Roberto de Almeida Pinto, o cônsul-geral da Itália para os Estados do Paraná e de Santa Catarina, Enrico Mora, e o cônsul honorário em Joinville, Moacir Bogo, acompanharam o encontro.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC