Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Em uma semana, Operação...

Em uma semana, Operação Shamar atende 432 vítimas de violência doméstica em Santa Catarina

A Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (CDPCAMI), da Polícia Civil de Santa Catarina, divulgou o balanço da primeira semana da Operação Shamar: 432 vítimas foram atendidas e 16 agressores presos. Os policiais também cumpriram 21 mandados de busca e apreensão, a maioria para localizar armas que aumentam consideravelmente o risco de morte de mulheres que são ameaçados por homens. A operação vai até o dia 15 de setembro.

Apenas em uma semana, foram registrados 408 boletins de ocorrência envolvendo violência contra a mulher e solicitadas 280 Medidas Protetivas de Urgência (MPU). Foram instaurados 262 inquéritos e outros 302, que estavam em andamento, foram concluídos.

As DPCAMIs também estão apurando outras 240 denúncias no contexto de violência doméstica. As unidades também fizeram 12 acompanhamentos para a retirada de pertences pessoais.

As mais de 2.144 ações desenvolvidas pelas delegacias especializadas também contabilizam 30 palestras e 67 ações de panfletagem e orientações a fim de buscar a efetiva proteção das mulheres bem como apresentar os caminhos para interromper o ciclo da violência. Vale destacar ainda que 41 pessoas foram conduzidas à unidade policial por agressão a mulher, diversa a feminicídio.

A ação nacional, capitaneada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Secretaria Nacional de Segurança Pública, visa ao combate da violência doméstica familiar contra a mulher e do feminicídio.

Caminhada

Nesta quinta-feira, 31, a partir das 10h, policiais civis e militares e integrantes das forças de Segurança de Santa Catarina realizarão uma caminhada no Centro de Florianópolis. A iniciativa faz parte das atividades da Operação Shamar em combate à violência contra a mulher e ao feminicídio no Estado. O objetivo é buscar a sensibilização e a conscientização da população para o tema.

A saída será na escadaria da Catedral, seguindo pela calçada da Praça XV, depois pelo calçadão da Rua Felipe Schmidt e descendo pela Rua Jerônimo Coelho até a chegada no Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Procure ajuda

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar a delegacia mais próxima. Lá existem profissionais capacitados que poderão dar todas as orientações para vítimas e familiares. As outras alternativas disponíveis são procurar a DPCAMI de sua cidade/região; fazer o BO por meio da delegacia virtual (delegaciavirtual.sc.gov.br), ligar para 181 (disque-denúncia); para 197 da Polícia Civil ou 180 do Ministério das Mulheres.

O Ligue 180 é a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas tanto pelas mulheres, como por testemunhas da violência.

Mais informações à imprensa:
Jacqueline Iensen
Assessoria de Comunicação – DG/PCSC
Fone: (48)  9 9175-2336
Imprensa@pc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PCSC

Assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support