Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Em um ano, Delegacia...

Em um ano, Delegacia de Proteção a Animais Domésticos atendeu mais de 3 mil denúncias de maus-tratos na Grande Florianópolis

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A Delegacia de Proteção a Animais Domésticos (DPA), da Polícia Civil de Santa Catarina, está completando, nesta quinta-feira, 14, um ano de atividades. Ao longo do período, a unidade policial, ligada à Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, atendeu a 3.092 denúncias, nos 13 municípios em que atua: Florianópolis, São José, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Rancho Queimado e São Bonifácio. 

Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a DPA é um dos exemplos das inovações que a PCSC vem implementando, a fim de atender a determinação do governador Jorginho Mello, que é oferecer serviços qualificados aos catarinenses.

Criada para atender uma demanda da sociedade, a DPA tem como objetivo apurar delitos de maus-tratos contra animais domésticos e crimes conexos. E os números mostram a relevância do trabalho desenvolvido pelos policiais civis da DPA, em parceria com instituições públicas e protetores de animais. 

Foto: Divulgação / PCSC

No primeiro ano de atividades foram instaurados 145 inquéritos policiais; 17 prisões em flagrante; 11 termos circunstanciados em flagrante e 82 operações policiais. Outro dado importante se refere à apreensão de 11 armas de fogo e 345 munições. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos, no âmbito de atuação da delegacia. De acordo com a delegada Mardjoli Valcareggi, titular da DPA, nos últimos 12 meses 886 animais foram resguardados/resgatados.

Além de buscar a responsabilização criminal dos autores de crimes de maus-tratos, a equipe de policiais civis da delegacia atua na perspectiva da prevenção e, ao longo do ano, participou de seis feiras de adoção e realizou sete palestras em escolas e universidades. “Esses encontros são importantes porque além de trabalharmos a conscientização das pessoas sobre a responsabilidade de ser tutor de um animal de estimação, também aproximamos a Polícia Civil da sociedade catarinense”, destacou a delegada.

Mais Informações para a imprensa:
Jacqueline Iensen
Assessoria de Comunicação
Polícia Civil de Santa Catarina
(48) 9 96689634

e-mail: imprensa@pc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PCSC

Assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support