Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Em seminário, Assistência Social...

Em seminário, Assistência Social e entidades discutem desafios das políticas públicas para pessoas em situação de rua

As políticas públicas para pessoas em situação de rua foram tema de um seminário na Capital que contou com a participação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e outras entidades.

No evento, realizado no Auditório da Defensoria Pública de Santa Catarina, foram abordados principalmente os desafios das políticas voltadas a esse público.

Segundo dados do CadÚnico, até abril, mais de 8.200 pessoas estavam vivendo nas ruas em Santa Catarina, 90% desse total era de homens e 10% mulheres.
Ainda segundo o cadastro, 93% têm idade entre 18 e 59 anos. Outro dado importante é que 43% não conseguiu sequer completar o Ensino Fundamental.

No Brasil, o número chega 209.527 pessoas vivendo nas ruas, mas segundo a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da SAS, Regina Suenes, o número pode ser ainda maior já que um dos desafios é garantir que elas sejam cadastradas no CadÚnico.

A gerente relata que nem todos os municípios possuem uma estrutura para atendimento dessas pessoas, como por exemplo, os Centro Pop. Em muitas cidades é um grande desafio também pela falta de profissionais para fazer o cadastro desse público.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support