Em Seara, gestores das escolas estaduais compartilham práticas pedagógicas de sucesso
Foto: Glauco Benetti/ADR Seara
Nesta quinta-feira, 3, a Regional de Seara realizou o terceiro seminário de socialização de práticas exitosas dos gestores escolares. Participaram os diretores, assistentes pedagógicos e membros da comunidade escolar das 18 instituições de ensino da Gerência de Educação. O seminário é parte do curso “Gestão Democrática e o Papel do Gestor”. A formação envolve palestras e cursos, mas também atividades a serem desenvolvidas nas escolas.
De acordo com a secretária executiva Gládis Regina Bizolo dos Santos este momento de socialização de ideias e projetos exitosos é de suma importância para que se possa ampliar a qualidade de ensino, além de representar transparência nas ações pedagógicas e administrativas das escolas.
“Um bom gestor faz toda a diferença. Cada um dos gestores, com as experiências que possuem podem melhorar a qualidade do ensino, incentivar alunos, professores e comunidade escolar”, destaca a secretária executiva.
Sete diretores apresentaram as práticas de gestão desenvolvidas nas escolas que variam da realização de conselhos de classes participativos, do uso do laboratório de química na rotina da escola, os avanços da aprendizagem com o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa) e da alimentação saudável na escola.
A diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Seara, Rejane Buth Heemann, destaca que são atendidos aproximadamente 450 alunos em toda a região, com idades que variam de 15 a 72 anos, mas o maior desafio é o trabalho com a diversidade cultural e a adequação do currículo para atender estes alunos.
“Hoje nós atendemos 10 alunos estrangeiros, entre eles refugiados de guerra que não falavam o português. É uma experiência desafiadora, mas muito enriquecedora. Vencer a barreira da língua foi o maior desafio, mas contamos com uso de tradutores digitais e mesmo a ajuda de outros alunos”, explica a gestora.
O aluno sírio, Hasihm Ahmid, de 21 anos, é um dos voluntários na tradução e auxílio nas primeiras aulas de estrangeiros. “Quando eu cheguei no Brasil, fui muito bem recebido e aprendi o português no Ceja. Hoje eu já trabalho em uma empresa que vende produtos para o Iraque e já fui promovido”, conta Ahmid.
O curso de formação de gestores se estende até o final deste ano com carga horária de 100 horas. Um novo seminário está programado para o mês de novembro.
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