Em São Miguel do Oeste, governador conhece projeto de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Fotos: Roberto Zacarias/Secom
O governador Jorginho Mello visitou nesta quinta-feira, 7, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Na oportunidade, a direção da unidade apresentou ao chefe do Executivo estadual um projeto de ampliação física e de atendimento da unidade de saúde do Extremo Oeste. Por determinação do governador, quando o projeto estiver pronto para sair do papel, a demanda será discutida, em Florianópolis, com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para saber de que forma o governo vai ajudar. A previsão de custo da ampliação é de R$ 60 milhões.
“Eu tenho certeza absoluta que depois de aprovado por todos os meios, nós vamos dar uma atenção especial a este pedido. Muita coisa nós vamos fazer pela saúde da região”, disse Jorginho Mello.
O projeto de ampliação do Hospital está em elaboração para aprovação na Vigilância Sanitária e contempla 1.535,59 m² de reforma (adequações) e 6.305,53 m² de ampliação, totalizando uma área de intervenção de 7.841,22 m². O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, do Extremo Oeste de Santa Catarina, passará a ter área total de 16.581,23 m² e ampliará a oferta de 92 leitos para 158 leitos, 07 salas de cirurgia, 02 salas de parto cirúrgico, 06 quartos PPP e 30 poltronas para quimioterapia.
Com a Oncologia habilitada pelo Ministério da Saúde, por meio publicação nº 1084, de 11 de agosto de 2023, foi alocado para Santa Catariana um incremento de Teto Financeiro no valor de R$ 5.192.863,00 anual. Em relação ao atendimento oncológico, foi realizada a habilitação em oncologia e implementadas as cirurgias oncológicas que desde janeiro deste ano eram financiadas pelo Fundo Estadual de Saúde. Em 2023 foram realizadas 10.094 consultas, 4.527 quimioterapias e 1.055 cirurgias com recursos estaduais.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está financiando integralmente estas ações de reformas e ampliações e também trabalhando intensamente para a instalação de Radioterapia no referido hospital para atender toda a região e assim melhorar e qualificar ainda mais os serviços de saúde ao cidadão.
Importância regional
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é um hospital próprio do Estado, 100% SUS, administrado por uma Organização Social. A unidade conta hoje com 10.275,60m2 de área construída, possui 92 leitos, sendo estes: 10 leitos internação pediátrica, 05 leitos internação obstétrica, 67 leitos internação clínica/cirúrgica, 10 leitos UTI adulto, 03 salas de centro cirúrgico, 07 leitos de recuperação pós anestésica, 03 salas de cirurgia ambulatorial ,incluindo Unidade de Terapia Intensiva, um amplo Centro Cirúrgico e atendimento de Urgência e Emergência.
Atende pessoas de pelo menos 30 municípios da Região do Extremo Oeste Catarinense, oferecendo diversas especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, gastroenterologia, urologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, radiologia, bucomaxilofacial, infectologia, oftalmologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, clínica médica geral, ginecologia/obstetrícia, dermatologia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia, radiologia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e alta complexidade em oncologia.
Texto: Christiano Vasconcellos