Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Em Santo Amaro da...

Em Santo Amaro da Imperatriz, governador prestigia a Festa do Divino Espírito Santo

 Fotos Julio Cavalheiro/Secom

O governador Carlos Moisés e a primeira-dama Késia Martins da Silva participaram na manhã desta segunda-feira, 6, da 168ª Festa do Divino Espírito Santo de Santo Amaro da Imperatriz. Marcada pelo seu forte simbolismo religioso, é considerada uma das maiores e mais tradicionais festas do Divino do Brasil. Corte Imperial, comunidade e autoridades formaram uma grande corrente de fé, com o cortejo que após a missa na Igreja Matriz seguiu até o Salão Imperial, com a banda de música e fogos de artifícios. 

“É uma belíssima festa que envolve toda comunidade. É fé, religião, tradição e cultura. É um prazer estarmos aqui após dois anos de pandemia. As pessoas podem comemorar, se abraçar. É o momento de festejar a amizade, a solidariedade, a irmandade e de celebrar a vida”, disse o governador. Sobre a retomada dos eventos após a pandemia, Carlos Moisés acrescentou que o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e cuidado com as vidas permitiu que Santa Catarina tivesse a mais baixa taxa de letalidade por Covid-19 no Brasil e destaque entre outros Estados brasileiros como a melhor gestão no coronavírus. 

De acordo com levantamento da organização do evento, em média, 70 mil pessoas passam pela festa durante os quatro dias – de sexta-feira, 4, até esta segunda, 6 – após dois anos sem a celebração, em decorrência da pandemia da Covid-19. 

“Mesmo antes do município se emancipar a festa já acontecia. É um dos maiores eventos da cidade. É uma festa religiosa, é a renovação da fé, envolve amor e fraternidade. É preparada há 40 dias com bandeiras circulando o município e as novenas. A presença do governador que muito tem nos ajudado nos deixa muito feliz”, destacou o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Ricardo Lauro da Costa. 

Os atrativos nos quatro dias de evento são a Corte Imperial – formada pela família do festeiro, que usa trajes tradicionais de uma corte imperial, além da gastronomia, a Banda de Santo Amaro e outras atrações musicais.

A festa em honra ao Divino Espírito Santo, teve início em 29 de maio de 1854. 

O evento foi acompanhado pelos deputados estaduais Marcos Vieira, Jerry Comper, Nazareno Martins, Dirce Heiderscheidt, Valdir Cobalchini, Onir Mocellin, José Milton Scheffer, Ada de Luca e Marlene Fengler, entre outras autoridades e comunidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support