Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Recomendações da Defesa Civil...

Recomendações da Defesa Civil para Rio do Sul

Com previsão de chuva acumulada entre 180 a 200 milímetros entre a noite de quinta-feira, 8, e domingo, 11, no Alto Vale do Itajaí, a Defesa Civil, após reunião orientadora com representantes da sociedade civil e órgãos públicos, recomenda atenção aos moradores de áreas até a cota de 8,5 metros, e para que retirem seus bens e procurem abrigos seguros.

A situação do Alto Vale do Itajaí é preocupante devido ao evento há duas semanas, que saturou o solo e o deixou sem capacidade de absorção, além da barragem Sul, em Ituporanga, estar limitada na capacidade de manobra, com nível de água em praticamente metade de seus 31 metros. A recomendação é de que as pessoas continuem acompanhando aos boletins oficiais, pois os níveis das barragens Sul, em Ituporanga, e Oeste, em Taió,  são divulgados de hora em hora. Os níveis dos rios determinam os estados de atenção – entre 4 e 5 metros de cheia; de alerta – entre 5 e 6,5 metros de cheia; e de emergência, acima de 6,5 metros de enchente.

O relatório da Defesa Civil desta sexta-feira, 9, alerta para o risco de deslizamentos no Vale do Itajaí devido ao acumulado de chuva registrado em algumas áreas. Em Rio do Sul, nas ultimas 36 horas choveu 40 milímetros. A previsão é de continuidade de chuva para as próximas horas.

Desde às 9 horas até ao meio dia, o rio Itajaí-Açú, em Rio do Sul, estava com 5,91 metros  acima do nível normal, o nível da barragem Sul, em Ituporanga, com  16,28 metros, com todas as cinco comportas abertas, e a barragem Oeste, em Taió, com 8,85 metros, com três comportas abertas e quatro fechadas. Recomenda-se ainda evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e nas proximidades de rios e ribeirões.

Informações adicionais: 
Homero Buzzi
Email: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 e cel. 9905-6336