Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Em reunião do Conselho...

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, secretário da Defesa Civil reforça a importância de centro de operação


Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, reforçou na tarde desta segunda-feira, 24, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Jaraguá do Sul, a importância da construção do Centro Regional de Operação em Jaraguá do Sul. Segundo Moratelli, em agosto a estrutura deve estar pronta e em outubro deve entrar em funcionamento.

O Centro faz parte do novo sistema de proteção e Defesa Civil que está em fase de implantação com a construção de 20 unidades no Estado. A unidade de Jaraguá do Sul será construída em frente à Arena Jaraguá. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres para os municípios de abrangência da coordenadoria regional de Defesa Civil (Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder).

“Depois da estrutura pronta, vamos iniciar seminários e oficinas regionais para a criação de colegiados regionais de Defesa Civil e elaboração do plano de contingenciamento”, explicou Moratelli. Para isso, o secretário frisou que precisa da ajuda dos municípios para a coleta de dados. “O plano de ação do município em conjunto com o Estado, forma o plano de contingência”, falou.

Além do secretário Moratelli, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini participou da primeira reunião deste ano do CDR. O secretário Chiodini destacou as ações desenvolvidas por sua pasta para a região, como o plano da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, que conta com investimento de R$ 1,3 milhão do Governo do Estado e está sendo elaborado pela Unisul, por meio da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), as obras do Centro de Inovação em andamento, investimento de mais de R$ 5 milhões, obras de pavimentação dos acessos e obras do Centro UP.

As reuniões do CDR acontecerão a cada três meses.

O que é CDR?

O Conselho de Desenvolvimento Regional é formado pelos prefeitos e presidentes das Câmaras municipais dos municípios de abrangência da ADR (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder), considerados membros natos, e dois representantes, por município, da sociedade civil organizada, assegurando a representatividade dos segmentos mais expressivos da região.

Ao CDR compete apoiar a ADR na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, do Plano Plurianual e do Orçamento Anual, discutir e encaminhar os planos e programas relativos ao desenvolvimento regional para as Secretarias de Estado responsáveis por sua implementação, incentivar, orientar e apoiar programas de novos empreendimentos na região, definir as prioridades de intervenção das funções públicas de interesse comum e debater a instituição e propor as regras de funcionamento de consórcios em âmbito regional.

Informações adicionais para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support