Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Em reunião de avaliação,...

Em reunião de avaliação, cúpula da Segurança considera positivo o trabalho de combate às facções criminosas


Foto: Johatan Tavares / SSP

Secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 23, com o comandante-geral da Polícia Militar, delegado-geral da Polícia Civil e o secretário de Justiça e Cidadania para uma avaliação dos dois dias de trabalho da Polícia Militar no combate às facções criminosas que promoveram ataques em Florianópolis.

Na avalição do secretário, o trabalho até aqui realizado foi um sucesso, pois apreendeu armas e drogas. Mas o principal é que a população pode presenciar a presença ostensiva da Polícia Militar em áreas consideradas vermelhas. A ideia é mantermos essas operações e atacarmos outros pontos da cidade, mas vamos aguardar os resultados finais”, disse o secretário.

Além de drogas e armas as operações deixaram o saldo de cinco presos e dois adolescentes apreendidos, 20 quilos de maconha retirados de circulação, e dois mortos em confronto.

No Morro do Caju, em ocorrência atendida na tarde de quinta-feira, 22,  foram presas duas pessoas e aprendida uma menor, de 17 anos. Houve confronto com os ocupantes de uma casa que resultou na morte de Valdemir Fiuza Barce, 25 anos, natural de Sapucaia do Sul (Mato Grosso do Sul). Valdemir possui ficha criminal com 18 boletins de ocorrências e cumpria pena em regime de prisão albergue. Ele respondia a três inquéritos policiais por roubo e tráfico de drogas.

Na mesma operação foram presos Robert Fernando Borges, 19 anos, natural de Florianópolis, com mandado de prisão ativo por crimes de tráfico de drogas, roubo, e com uma extensa ficha criminal com 26 boletins de ocorrência. Também foi preso Kelvin Branco dos Santos, 20 anos, natural de Lages, com registro de 11 boletins de ocorrências por tráfico de drogas e roubo.

Ainda no morro do Caju a PM apreendeu:

– 01 Calibre .12;

– 01 Submetralhadora MP5;

– 01 Submetralhadora de Fabricação Artesanal .380;

– 01 Kit Roni;

–  01 Pistola PMSC;

– 01 Revolver .38;

–  02 Glock .45 e .40;

– 117 Munições de .40;

– 57 Munições de .45;

– 52 Munições de 9mm;

– 60 Munições de .380;

– 25 Munições de 7,62;

– 27 Munições de .22;

– 43 Munições de .12;

– 02 granadas;

– 130g de maconha;

– 02 pares de placa balística;

– 03 capas de coletes

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Militar desencadeou a operação  Drive Drugs, no Morro do Horácio, área central de Florianópolis. Os policiais tentavam cumprir cinco mandados de prisão e 26 de busca e apreensão.

Nesta operação foram presas três pessoas e apreendido um adolescente e 20 quilos de maconha. Dentre os presos está Elvis Rocha da Silva, 22 anos, de Florianópolis, apontado pelo Comandante Araújo Gomes com um dos líderes dos roubos em Florianópolis, como ao Shopping Ideal, Quevedo Jóias e lotéricas nos shoppings Itaguacu e Floripa.

O comandante-geral da PM, Carlos Alberto Araújo Gomes,  destacou que nesta primeira fase, que ele chama de intervenção, o objetivo reforçar o policiamento ostensivo e ações nas comunidades. “Para ao final identificar e prender  as principais lideranças do tráfico de drogas da cidade”, disse.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br