Em menos de 15 dias, paciente ganha novo coração em Santa Catarina
Em Santa Catarina, uma paciente com insuficiência cardíaca grave que aguardava por um transplante de coração, inserida no dia 11 de agosto na lista de espera da Central Estadual de Transplantes, recebeu um novo órgão na última sexta, 25.
O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade explica quais os critérios para transplante de coração:
SONORA
No caso do coração, a logística é fundamental, pois o órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em até quatro horas. Em Santa Catarina, helicópteros e outras aeronaves do Governo do Estado ficam à disposição para transporte dos órgãos.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destaca que toda essa ação e resultados positivos são possíveis porque o serviço de doação e transplante de órgãos e tecidos é uma política de estado:
SONORA
Santa Catarina já realizou 57 transplantes cardíacos desde 2000. Só este ano, foram feitos cinco transplantes. Atualmente não há pacientes na lista de espera.
De acordo com a Central, 30% dos pacientes foram transplantados com menos de um mês de espera, 33% aguardaram menos de 90 dias e o restante a espera foi por um período maior.
Repórter: Marcos Cassettari