Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Em Joinville, Polícia Científica...

Em Joinville, Polícia Científica recebe novo equipamento para aprimorar os exames periciais no estado

A Polícia Científica de Santa Catarina foi contemplada com um novo equipamento que vai permitir ampliar a chance de captura e identificação mais rápida de impressões digitais nas perícias em locais de crimes. A entrega foi feita pelo governador Jorginho Mello, durante o evento do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, em Joinville

Foto: Eduardo Valente/Secom

A Polícia Científica de Santa Catarina foi contemplada com um novo equipamento que vai permitir ampliar a chance de captura e identificação mais rápida de impressões digitais nas perícias em locais de crimes. A entrega foi feita pelo governador Jorginho Mello, durante o evento do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, em Joinville, nesta quarta-feira, 2, e faz parte dos investimentos do Governo do Estado para melhor equipar as forças de segurança de Santa Catarina.

“Estamos investindo em todas as polícias com a aquisição de viaturas, equipamentos e armamentos. Já temos os melhores agentes e com essas aquisições a gente consegue elevar ainda mais a qualidade do trabalho da nossa segurança pública e o atendimento prestado ao cidadão”, destacou o governador Jorginho Mello.

O novo sistema vai propiciar que mais vestígios papiloscópicos sejam encontrados pelas equipes periciais em locais de crime e em superfícies que não eram possíveis de serem encontradas com as técnicas anteriormente utilizadas. O convênio Federal Senasp Nº 934.345/2022 que viabilizou a aquisição do equipamento avançado de papiloscopia para detecção multiespectral de impressões digitais latentes. O valor global do convênio é na ordem de R$ 415.000.00 com parte dos recursos de emenda parlamentar.

Polícia Científica de Santa Catarina recebe equipamento avançado de papiloscopia para aumentar a chance de captura de impressões digitais.
Foto: Roberto Zacarias/Secom

Sistema Nacional de Balística em Santa Catarina

O Governo do Estado anunciou também a implantação do Sistema Nacional de Balística em Santa Catarina (SINAB/PCISC), que representa um avanço significativo para a Segurança Pública. Este sistema está sendo implementado por meio do acordo de cooperação TÉCNICA Nº 35/2022, entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o estado de Santa Catarina.

O Sinab é um sistema nacional que tem como objetivo integrar todas as unidades da Federação e a Polícia Federal, criando uma rede eficiente de comparação entre os vestígios de armas e munições utilizadas em crimes e que estão armazenados em um banco nacional.

Segundo a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, esses investimentos chegam a R$ 3,5 milhões e os equipamentos já estão em uso. “Os equipamentos chegam para aprimorar o trabalho realizado pelas nossas equipes. Agora Santa Catarina passa a alimentar o banco nacional com dados de estojos e projéteis. Já o equipamento avançado de papiloscopia vem pra aumentar a chance de captura e identificação mais rápida de impressões digitais”, informou a perita-geral Andressa.

No evento, o Governo do Estado também fez a entrega de novas viaturas, estações de trabalho e webcams para as delegacias da Polícia Civil de Santa Catarina, na área de abrangência da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).

“Com as forças de Segurança bem equipadas, com os policiais motivados e investimentos em tecnologia, estamos avançando para qualificar ainda mais a prestação dos serviços à população catarinense. Hoje, Joinville e região recebem viaturas e equipamentos que reforçarão os trabalhos das Polícias e a segurança dos municípios”, destaca o secretário de Estado da Segurança Pública de SC Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

:: Acesse aqui mais fotos do evento em Joinville