Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Em Joinville, governador garante...

Em Joinville, governador garante continuidade de parcerias e prioridade para infraestrutura

 Fotos: Maurício Vieira/ Secom

Com extensa agenda de trabalho em Joinville, o governador Carlos Moisés reafirmou a  lideranças da cidade mais populosa de Santa Catarina que o governo terá como foco, nos próximos anos, os investimentos em infraestrutura. Mesmo reconhecendo que herdou uma situação financeira delicada do Estado, Moisés garantiu que tomará as medidas necessárias para que o governo volte a ter condições de aplicar recursos públicos nas áreas mais essenciais aos catarinenses. Nos próximos dias, o chefe do Executivo estadual visitará outras cidades-polo.

“Temos que olhar para frente, trabalhar para tornar o poder público mais eficiente. Estamos implantando nossas propostas para que Santa Catarina tenha condições de investir naquilo que, de fato, importa”, assegurou o governador.

De acordo com ele, o enxugamento da máquina, uma política de incentivos fiscais mais justa e transparente e a adoção de novas tecnologias na administração pública são fatores que vão contribuir para o equilíbrio das contas e futuros investimentos: “Vamos trabalhar arduamente para sanar as contas do Estado para investir nas áreas em que Joinville precisa e merece, assim como todo o estado. O objetivo é que as economias que estamos fazendo revertam em benefícios para a sociedade”.

 

Em Joinville, Moisés visitou o Perini Business Park, maior complexo tecnológico e industrial da América Latina, e o projeto do futuro Ágora Tech Park, atualmente em construção. O novo espaço foi concebido para potencializar a conexão entre empresas, universidade e toda a comunidade: “É importante sensibilizar o poder público para esse tipo de iniciativa, que pode e deve ser replicado em toda Santa Catarina”, comentou o diretor-presidente do complexo, Marcelo Hack.

Ainda dentro da colmeia industrial e tecnológica, o governador conheceu a estrutura do campus joinvilense da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que privilegia o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de ciência, engenharia e tecnologia. São cerca de 1.900 estudantes, 100 professores e 50 servidores técnico-administrativos trabalhando dentro do campus, único do país inserido num complexo como o Perini Business Park.

“É importante permitir que os alunos estejam perto das indústrias e do mercado de trabalho, contribuindo positivamente para a economia de Joinville, do estado e do país”, detalhou o professor Vladimir Fei, pró-reitor de Planejanento da UFSC. 

O governador conheceu, ainda, a estrutura da Escola do Teatro Bolshoi e o trabalho social e de educação prestado pela instituição nos 19 anos de existência. De acordo com o presidente da instituição, Valdir Steglich, a maioria das crianças matriculadas são de famílias com renda mensal per capita inferior a um salário mínimo. “A cidade respira a dança, e é isso que acaba levando Joinville a ser uma cidade diferente, não só industrial, mas que também respira cultura, respira arte. A escola transforma a vida de famílias. Tudo é graças, também, ao Governo de Santa Catarina, que sempre esteve conosco”, afirmou Steglich.

“O Estado tem sido e continuará sendo um parceiro da Escola Bolshoi”, garantiu o governador.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Joinville também foi visitada por Moisés, que assegurou a manutenção das parcerias já existentes do Governo do Estado. Os bombeiros voluntários atenderam 76.585 chamados para casos de urgência e emergência no ano passado. “Tenho 30 anos de atividade de bombeiros e sei das dificuldades, do que a gente assiste na vida da gente, sei o quanto cada bombeiro voluntário ama a corporação. Aproveito a vinda até aqui para reiterar o meu respeito”, declarou o governador.

A agenda de Moisés foi acompanhada pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler, os secretários de Estado Douglas Borba (Casa Civil), Lucas Esmeraldino (Desenvolvimento Sustentável), Derian Campos (Articulação Internacional) e a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, além de deputados federais e estaduais. No início da noite, o governador também teve uma reunião com Döhler na prefeitura de Joinville, onde foram discutidas as prioridades e parcerias no município, e jantou com lideranças empresariais.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support