Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Em Joinville, escola organiza...

Em Joinville, escola organiza mostra para valorizar a cultura afro e indígena

Com o tema O espaço do negro e do índio na sociedade brasileira, a Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco realiza a 11ª Mostra Cultural Afro-brasileira e Indígena. A fim de conhecer e valorizar as contribuições do povo negro e indígena no processo de formação da sociedade brasileira, foram desenvolvidas atividades de pesquisa bibliográfica, seminários e entrevistas no espaço escolar durante todo o ano letivo. O evento ocorre nesta quarta-feira, 28, das 9h às 11h30 e 14h às 17h.

“Por meio da pesquisa, os estudantes se tornam protagonistas de sua história e das mudanças necessárias para um país plural. Essa é uma maneira de diminuir o preconceito e as desigualdades sociais e raciais desses grupos étnicos”, diz a gestora Kaliane Duarte Beppler Reusing.

Quem passar pela mostra poderá conferir salas ambientes, exposição de trabalhos e contações de histórias, por exemplo. Uma das exibições trata da importância da criação do Parque Indígena do Xingu na década de 60. As apresentações giram em torno da identidade cultural e das histórias de luta desses povos no Brasil. A idealização do evento é do Núcleo de Estudo e Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da escola, mas a atividade multidisciplinar envolveu todos os estudantes.

Além da mostra cultural, a escola organizou para a mesma data um desfile sobre o mesmo tema. Trajes típicos e roupas inspiradas na cultura afro e com referências indígenas serão apresentadas por alunos do ensino fundamental e médio. Com início às 19h30, a cerimônia acontecerá no Grêmio Esportivo 25 de Agosto, no bairro Santo Antônio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support