Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Em Florianópolis, governador Raimundo...

Em Florianópolis, governador Raimundo Colombo participa da abertura oficial do ano letivo na rede estadual de ensino

O ano letivo para 530 mil estudantes da rede estadual de ensino em Santa Catarina começou nesta segunda-feira, 13. A solenidade de abertura das atividades contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps na EEB Dom Jaime de Barros Câmara, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. A escola está entre as 16 que passam a oferecer o Ensino Médio Integral, programa considerado uma das maiores novidades na rede estadual em 2017.

Fotos: James Tavares/Secom

>>>Acesse a galeria

“É um momento de muita alegria porque a escola é esse ambiente onde a gente consegue fortalecer ou resgatar os princípios e valores que tem referências no que aprendemos com nossos pais, nossos avós. Não são raros os casos em que as pessoas acumulam um patrimônio material e perdem todos os bens, mas o patrimônio do conhecimento, da boa orientação, da responsabilidade que a gente adquire na escola, este não se perde e vai servir de base para todas as escolhas da nossa vida”, disse o governador Raimundo Colombo.

As novidades do ano letivo na rede estadual passam por três áreas: pedagógica; gestão e infraestrutura; com destaque para o ensino médio integral ofertado em 16 escolas. O programa terá o estudante como protagonista, como agente de transformação convidado a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos. As disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, articulando teoria e prática em diferentes matérias.

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, destaca ainda que entre os diferenciais  do sistema estão os núcleos de projetos, nos quais os alunos trabalham voltados para o futuro, melhorar a realidade social em que estão inseridos, pes­quisar e estudar. “Quem também ganha com este novo modelo são os gestores e professores, que recebem formação para aprimorar suas práticas pedagógicas e de gestão.”

Também aumentou o número de escolas com jornada ampliada tanto no ensino fundamental como no médio. No total, 533 escolas passam a oferecer o Ensino Médio Inovador integrado ao  Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa) e/ou Programa Novo Mais Educação integrado ao Penoa.

“Não se trata apenas de ampliar o tempo que o jovem permanece na escola, mas de oferecer a ele, uma proposta mais atrativa com a integração dos conteúdos, a capacidade de intervenção na comunidade aplicando o conhecimento para melhorar o entorno da escola e o foco no projeto de vida desse estudante no que ele precisa desenvolver de competências para ser um bom profissional dentro do século 21”, afirma Deschamps.

Outra novidade é o novo modelo de avaliação do processo de aprendizagem. A recuperação passa a ser paralela e em qualquer tempo durante o ano letivo. Para isso, a escola oferecerá novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente por parte do aluno. A aprovação também muda e se dará a partir da média anual igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas.

Alimentos da Agricultura Familiar

Deschamps destacou que o Governo do Estado investirá R$ 18 milhões em 25 cooperativas familiares habilitadas para fornecer mensalmente os produtos conforme o cardápio das escolas catarinenses. “A inserção da agricultura familiar na alimentação escolar, integra uma política que busca atender de forma mais saudável e sustentável as necessidades nutricionais dos estudantes e fomentar o desenvolvimento do pequeno agricultor”, evidencia o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola.

Outro destaque é o novo modelo de contagem da alimentação, que será por meio digital com leitor de código de barras. Neste primeiro momento, serão 270 escolas adotando o novo processo.

Infraestrutura

O ano letivo na rede estadual de Santa Catarina começa com a entrega de 12 escolas para a comunidade, sendo que ao longo do ano a previsão é entregar mais de 50 escolas revitalizadas ou novas. “Estamos trabalhando a cada dia para aprimorar a educação catarinense tendo como objetivo maior atingir os indicadores educacionais dos países desenvolvidos. Ainda que com problemas pontuais a rede está iniciando bem o ano letivo. Desejamos sucesso aos nossos alunos e professores”, finaliza Deschamps.

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support