Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Em Criciúma, governador inaugura...

Em Criciúma, governador inaugura Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude

Em Criciúma, governador inaugura Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude

Foto: Eduardo Valente/Secom

Oportunizar descobertas criativas e empreendedoras, alinhadas à educação infantil e profissional, essa é uma das funções do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC) do Bairro da Juventude, inaugurado pelo governador Jorginho Mello, em Criciúma. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 4 milhões e o local conta com incubadoras de negócios, espaços de cocriação, biblioteca e salas onde podem ser realizados workshops e aulas, projetos e outras ações. A inauguração foi na manhã desta sexta-feira, 15, na sede da entidade no bairro Pinheirinho, em Criciúma.

Durante o evento, o governador Jorginho Mello reforçou a importância do CLIC. “O mundo está evoluindo numa grande velocidade e precisamos acompanhar. Criamos a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação justamente por acreditarmos em iniciativas como esta, que fazem a diferença na vida das pessoas”, enfatiza o governador.

Foto: Eduardo Valente/Secom

No comando da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação (SCTI), o secretário Marcelo Fett diz que locais como este são fundamentais para fomentar desde cedo em crianças e adolescentes a cultura da inovação. Além disso, faz com que todos tenham acesso às oportunidades geradas pelo setor de tecnologia.

“Desde o início do governo, com a criação da secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, o governador Jorginho Mello mostrou o quanto será apoiador de iniciativas como essa. Sem dúvidas, esta inauguração será um marco na transformação de vidas das famílias que moram nesta comunidade e seu entorno. O desenvolvimento de Santa Catarina a partir da inovação é justamente uma das missões da secretaria”, destaca Fett.

O presidente do Conselho Bairro da Juventude, José Altair Back, agradeceu a parceria do Governo do Estado para que o sonho de ter um Centro de Inovação se tornasse realidade. “O Governo de Santa Catarina é um incentivador da tecnologia. Sem os investimentos do Estado a gente teria levantado a obra, mas não teria chegado onde estamos hoje. Com os recursos liberados pelo governador Jorginho Mello, a gente pode concluir a obra, mobiliar o espaço e colocá-lo em funcionamento”, agradece.

O presidente acrescenta que com a estrutura será possível avançar nos cursos profissionalizantes. “A capacitação dos nossos jovens, para colocação no mercado de trabalho, sempre foi uma preocupação. Os nossos cursos estavam ficando ultrapassados, por isso a necessidade de um Centro de Inovação. Estou realmente muito feliz no dia de hoje”, completa José Altair Back.

Foto: Eduardo Valente/Secom

De acordo com a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette, o Centro Lúdico de Inovação e Criatividade, vai ser um ganho não só para a cidade, mas para a região. “Foi um projeto muito sonhado, e por isso, hoje é um dia de virada de chave para essas crianças e jovens atendidos pelo Bairro da Juventude. Temos aqui muitos espaços lúdicos, coloridos, amplos e modernos. São espaços para desenvolver as potencialidades e descobrir talentos. Essa é a nossa missão, oferecer aprendizado de qualidade para que eles tenham as melhores oportunidades na vida”, ressalta Sílvia Regina.

Centro Lúdico de Inovação e Criatividade

O CLIC é mais uma ferramenta para ajudar os jovens a se prepararem para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, gerar proteção social e garantia de direitos para as famílias em vulnerabilidade. O local vai atender crianças a partir de 6 anos.

São três mil metros quadrados e um prédio de três andares 100% acessível, com móveis modulados e interativos. A construção do empreendimento começou em maio de 2020 e além dos recursos do Governo do Estado, conta com verba de emendas parlamentares, de leis de incentivo e de contribuição de empresas e pessoas físicas. O valor total do investimento é de R$ 8 milhões.

Foto: Eduardo Valente/Secom

Conselho formado por grupos de crianças e adolescentes

O Centro Lúdico também vai contar com um conselho, os Clickers, formado por três grupos de crianças e adolescentes: os Clickers Comunidades, (ouvindo e sendo porta-vozes das comunidades); os Clickers Lúdicos, (pensando em ideias de práticas inovadoras em sala de aula); e os Clickers Empreendedores,(pensando em ideias e modelos de negócios). Esse Conselho será um motor de condução das ações criativas e inovadoras do CLIC.

Bairro da Juventude

O Bairro da Juventude atende 1,6 mil crianças, adolescentes e jovens em período integral, com idades entre quatro meses e 18 anos, vindos de 82 territórios do município de Criciúma. Os principais pontos de atuação da Instituição estão pautados na promoção da garantia dos direitos a partir da Assistência Social e Educação Integral por meio de programas, projetos e atividades, envolvendo o esporte, a cultura e a profissionalização. Além de serviços como alimentação, transporte, saúde e apoio psicossocial.

O objetivo é inspirar nas pessoas o desejo de mudar o mundo e mostrar como um trabalho social se consolidou na cidade, ajudando no desenvolvimento da sociedade e principalmente na transformação de crianças, jovens e suas famílias.

A Instituição surgiu em Criciúma, em 1949, a partir da necessidade de atendimento de crianças em situação de risco, em virtude do crescimento rápido, motivado pela descoberta do carvão. Por uma iniciativa do Rotary Clube, inicialmente a Instituição chamava-se SCAN – Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados. Já na década de 50, os padres rogacionistas passaram a administrar a Instituição.

A entidade funcionou como internato até o ano de 1975, ano este em que os padres entregaram a Instituição para as forças vivas da comunidade, que reunidas em uma Assembleia, formada por vinte e cinco Entidades e Clubes de Serviços, elegeram o primeiro Conselho Deliberativo que administra o Bairro da Juventude até os dias atuais. A Instituição, ao longo de sua história, mantém a constância no propósito de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A Instituição tem como missão “Promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes e jovens”. Pelo importante papel desempenhado conquistou prêmios como: Prêmio “Itaú Unicef” (2006 e 2017); 100 Melhores ONGs do Brasil (2017 e 2020); Melhor ONG da região Sul do Brasil (2020); Selo Doar Ambev (2020); Certificação Internacional Phomenta (2021); e Prêmio Top of Mind (2022).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support