Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Em Chapecó, Secretaria da...

Em Chapecó, Secretaria da Assistência Social participa de seminário sobre processo de migração

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, participou na tarde desta quarta-feira, 21, do Seminário de Articulação da Política de Assistência Social com o Processo Migratório, realizado em Chapecó. No evento foram discutidos os avanços e os desafios no atendimento desse público em Santa Catarina.

Em seu discurso ela comentou que o Estado oferece muitas oportunidades, como vagas de emprego e excelente qualidade de vida, justamente por isso acaba atraindo cada vez mais imigrantes, e ressaltou que é responsabilidade do Poder Público acolher essas pessoas e garantir direitos.

“Hoje Santa Catarina é proporcionalmente o estado que mais acolhe imigrantes. Temos aqui pessoas de quase 130 nacionalidades e precisamos estar preparados para este acolhimento que é feito sem nenhuma distinção nos equipamentos da Assistência Social, mas para que isso possa ser feito de forma efetiva e humanizada precisamos ter dados que direcionem todas as ações e estabelecer fluxos de trabalho”, pontuou.

Maria Helena cita ainda que Santa Catarina tem buscado avançar em aspectos como documentação, acesso a mercado de trabalho que o tema tem sido trabalhado de forma intersetorial com outras políticas públicas como Educação, Saúde e até mesmo com entidades como a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS, Regina Suenes, foi uma das palestrantes do Seminário e também apresentou o que o Estado tem feito para garantir o atendimento aos migrantes e quais os desafios ainda precisam ser superados em parceria com os municípios.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e fotos: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-091

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support