Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Em Chapecó, Governo do...

Em Chapecó, Governo do Estado firma compromisso com entidades para ampliar Educação Integral em SC


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Dentro da programação do aniversário de 100 anos de Chapecó, no Oeste do Estado, o governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participou do evento Educação Integral para o Século XXI, onde foi assinado o termo de compromisso entre o Governo do Estado, a prefeitura de Chapecó, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e o Instituto Ayrton Senna, para instituir e consolidar a proposta de educação integral nas redes de ensino. O evento contou com a participação de duas mil pessoas, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Colombo destacou a importância de criar o ambiente adequado para promover o ensino integral e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna na área da Educação em todo o Brasil. “Essa união de forças vai nos permitir avançar em um dos eixos mais importantes do desenvolvimento social e até econômico, de qualquer sociedade. O conhecimento e o que é possível transformar através dele também está na forma de atrair o nosso estudante para a sala de aula e apresentar a eles novas habilidades e novas oportunidades”, destacou o governador.

A educação integral ocorre quando o ensino não está focado somente nas habilidades cognitivas (aprendizado dos conteúdos), mas quando o estudante é estimulado a desenvolver habilidades socioemocionais. No termo de compromisso, os parceiros se comprometem a reunir esforços e competências para viabilizar a educação integral em escolas de Santa Catarina. Os envolvidos buscarão disponibilizar apoio institucional e atuar a partir de uma agenda de trabalho conjunta, que ainda será elaborada.

>>> Mais imagens na galeria

Para o secretário Eduardo Deschamps, Santa Catarina tem demonstrado responsabilidade com o futuro da Educação ao implantar medidas e ações como a criação do Plano Estadual da Educação e instalar, de forma inédita no país, um comitê para o monitoramento da implementação do plano apenas com integrantes da sociedade. Deschamps também destacou a abertura de concurso público para o setor com mil novas vagas.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, salientou que a parceria é fundamental para o futuro da educação. “Estudos já nos mostram que a atuação do estudante de hoje vai desbravar, por exemplo, profissões que ainda não foram criadas”.

O termo de compromisso estabelece a união entre os envolvidos para estruturar e viabilizar a continuidade da Educação Integral em Santa Catarina. O município de Chapecó apresentou o que já é realizado na região de abrangência ADR Chapecó. A educação integral já está sendo aplicada em 10 escolas estaduais por meio do projeto “Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico”.

O projeto é desenvolvido de acordo com o conteúdo determinado na escola, o objetivo é estimular as habilidades de criatividade e o pensamento crítico, os estudantes fazem autoavaliação periódica.

Chapecó é pioneiro no desenvolvimento deste projeto, que conta com a consultoria do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Movimento Santa Catarina pela Educação (Fiesc) e da Secretaria Municipal da Educação de Chapecó, sendo referência para o Brasil.
“A gente mostra que o ambiente da sala de aula não fica apenas nas fórmulas da Matemática, nas regras da Língua Portuguesa, ou no conteúdo dos livros de História e Geografia. A Educação tem o poder de transforma pessoas e pessoas são para sempre”, destacou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Monumento do Centenário

Ainda na programação do aniversário de Chapecó, o governador Raimundo Colombo participou da inauguração do Monumento 100 Anos de Chapecó, no alto do Loteamento Avenida. O monumento é em homenagem a todas as pessoas que contribuíram com o progresso e o desenvolvimento da cidade, e está representado por três personalidades importantes da história do município: Plínio Arlindo de Nes, Ernesto Francisco Bertaso e Aury Luiz Bodanese.

As personalidades simbolizam a força do trabalho e o empreendedorismo de pessoas o coronel Ernesto Bertaso, desbravador da região; Plinio Arlindo de Nes, pioneiro na produção de proteína animal, que coloca a região como uma das mais importantes e expressivas do mundo nessa área e Aury Bodanese, que simboliza a força do cooperativismo na região de Chapecó.

“Chapecó é um exemplo de trabalho, de superação, que nos orgulha e nos ajuda de forma muito expressiva no desenvolvimento do nosso Estado”, destacou Raimundo Colombo.

Centenário de Joaçaba


Foto: Claudio Thomas / Secom

Depois da agenda em Chapecó, o governador foi a Joaçaba, que também completa 100 anos nesta sexta-feira, 25. Ele foi a prefeitura, onde se encontrou com o prefeito Dioclésio Ragnini. 

{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support