Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Em Chapecó, governador anuncia...

Em Chapecó, governador anuncia reforma do Pronto Socorro e entrega revitalização de leitos de UTI do Hospital Regional do Oeste

Foto: Assessoria HRO

A macrorregião do Oeste de Santa Catarina vem sendo priorizada pelo Governo do Estado, principalmente na área da saúde. Durante a 2ª edição do Programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas, realizada na Unoesc Chapecó, nesta quinta-feira, 20, o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, anunciaram a reforma do Pronto Socorro do Hospital Regional do Oeste (HRO).

As obras de reestruturação total do espaço terão início em abril e fazem parte dos investimentos que vêm sendo realizados na unidade, desde maio de 2024, quando a Secretaria de Estado da Saúde assumiu a contratualização do hospital. São mais de R$ 13 milhões enviados por mês, o que totaliza mais de R$ 157 milhões por ano. O que vem possibilitando a realização de diversas reformas internas, bem como a abertura de 15 novos leitos de UTI, passando contar com 30 leitos.

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Além do anúncio da reforma do Pronto Atendimento, o governador entregou a placa de inauguração da revitalização dos 10 leitos neonatais, cuja obra finalizou essa semana. O setor recebeu uma reforma geral na estrutura, novo mobiliário e 10 novas incubadoras, que substituem equipamentos em uso há 17 anos.

Outro ato realizado foi a autorização da habilitação estadual do HRO para os atendimentos de Alta Complexidade em Cardiologia. O credenciamento vai permitir que os pacientes de Chapecó e região não precisem mais se deslocar para receber atendimento e tratamento adequado para doenças cardíacas.

“São várias entregas e ações aqui para Chapecó e região. Como a ampliação do hospital Regional do Oeste, abertura de novos leitos e outros avanços importantes para a saúde. Estamos progredindo, melhorando o atendimento aos pacientes e habilitando novos serviços. Por muitos anos a região sofreu com os vazios assistenciais e com a determinação do governador Jorginho Mello, estamos mudando essa realidade. É importante destacar também que os repasses estão todos em dia”, afirma o Secretário Diogo Demarchi.

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Ainda foi feita uma homenagem ao primeiro paciente operado pelo setor via SUS, Valdecir Bagnara, de 72 anos, que recebeu das mãos do governador uma placa de reconhecimento e uma almofada de conforto, que facilita o processo de recuperação pós-operatória.

“É importante ressaltar que isso só foi possível frente à estreita parceria do Hospital Regional do Oeste e de sua gestora, Associação Lenoir Vargas Ferreira, junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, que muito tem apoiado a associação e viabilizado todos esses novos serviços, novos leitos e novas estruturas no hospital”, reforça o diretor geral do HRO, Franklin Bloedorn.

Mais informações:
Silviane Mannrich
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts