Em carta-compromisso, secretários estaduais de Comunicação criam Comissão Permanente de Combate às Fake News
Secretários de Comunicação de 23 estados, incluindo o secretário de Santa Catarina, João Debiasi, assinaram, na quinta-feira, 21, no Cristo Redentor, uma carta-compromisso para o enfrentamento às notícias falsas.
A carta, que marcou o encerramento do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
No documento, as autoridades criaram a Comissão Permanente de Combate às Fake News e defenderam a implementação de políticas públicas visando a correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.
A carta reforça a comunicação pública como alicerce para a prevenção e o combate às fake news, por meio de seus canais institucionais.
Outros pontos destacados no documento são o respeito à liberdade de expressão, o dever de verdade dos órgãos oficiais, além do direito da população de ter acesso à informação correta e de utilidade pública.
O secretário da Comunicação de SC, João Debiasi comentou sobre interação de Santa Catarina no Fórum já que o Estado possui uma indústria de comunicação bastante forte:
SONORA