Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Em Caçador, Epagri lança...

Em Caçador, Epagri lança livro sobre frutíferas de clima temperado

A Epagri lançou nesta quinta-feira, 23, na Estação Experimental de Caçador, o livro Reguladores de crescimento para frutíferas de clima temperado, que fala sobre substâncias usadas em pomares para controlar, entre outras coisas, a floração, o crescimento e a maturação e conservação dos frutos. A obra traz informações produzidas em 30 anos de pesquisa pela Empresa no desenvolvimento e na adaptação do uso dessas substâncias nas condições climáticas no Sul do Brasil, em especial de Santa Catarina.

 

A solenidade de lançamento aconteceu na Estação Experimental de Caçador, reunindo autoridades, servidores, convidados e imprensa. Estiveram presentes o diretor de extensão rural da Epagri, Paulo Arruda, que no ato representou o presidente da Empresa, Luiz Ademir Hesmann, o diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores de Maça, Ivanir Dallagnol, o deputado estadual e presidente da comissão de Agricultura da Alesc, Natalino Lazare, o secretário executivo da ADR de Caçador, Imar Rocha, o vice-prefeito, Alencar Mendes e o chefe da Estação Experimental de Caçador, Renato Vieira.

autores e autoridades

O livro

Este é o primeiro livro sobre o assunto no país. A obra foi escrita de forma mais objetiva possível para auxiliar os técnicos e fruticultores no uso dos produtos disponíveis no mercado. Os autores são pesquisadores da Epagri – José Luiz Petri, Gabriel Berenhauser Leite, André Amarildo Sezerino e Marcelo Couto – e da Embrapa – Fernando José Hawerroth.

Segundo Petri, o maior benefício do uso dos reguladores de crescimento é o aumento da produtividade. “Essas substâncias auxiliam também na melhoria da qualidade da fruta e na estabilidade da produção com redução de mão de obra. São três fatores fundamentais para tornar a atividade rentável”, diz ele.

autores do livro

Apesar de países da Europa e dos Estados Unidos usarem essas substâncias desde a década de 1950, o Brasil começou a utilizá-las há cerca de 15 anos. Isso aconteceu após o registro dos produtos pelo Ministério da Agricultura da Pesca, baseado no resultado das pesquisas. O pesquisador destaca que a evolução da fruticultura temperada, em especial da cultura da maçã, demonstra que os produtores catarinenses têm feito um bom trabalho, já que o Estado é o maior produtor nacional da fruta.

Além de fruticultores, a obra também é direcionada a técnicos que atuam na extensão rural e a acadêmicos de graduação e pós-graduação em Agronomia. O livro tem 141 páginas e está sendo vendido a R$20,00 pelo e-mail demc@epagri.sc.gov.br ou nas Estações Experimentais da Epagri em Caçador e São Joaquim.

Paulo Arruda, diretor de extensão rural da Epagri

“O livro é de extrema importância principalmente para nós da extensão rural que prestamos assistência técnica para o produtor. É mais uma fonte de conhecimento de inovações tecnológicas que ajudam a melhor a produtividade e a qualidade”.

Renato Vieira, chefe da Estação Experimental da Epagri de Caçador

“O setor produtivo é o que mais ganha com esse trabalho de pesquisa. E a obra direcionada a agricultores, técnicos e estudantes traz informações que podem ser usadas diretamente na propriedade. Esse livro registra a evolução que tivemos nos últimos anos e não é a toa que o estado responde a 50% de toda produção de maçã do país. Tenho certeza que é um trabalho que vai trazer bastante benefício, principalmente para o pequeno produtor”

Natalino Lazare, deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura na Alesc

“Nosso trabalho na Assembleia inclui um projeto que vamos apresentar em breve, com o objetivo de fortalecer a fruticultura em Santa Catarina. Temos clima e solo favoráveis e pessoas que têm conhecimento. É uma vocação que pode ser uma fonte de economia para várias regiões. A ideia é apresentar para que o governo crie ações específicas para a fruticultura, com tecnologias e uma linha de financiamento para viabilizar esse projeto. O produtor precisa de mais incentivo”.

Imar Rocha, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador

“O lançamento do livro é importante porque é uma ferramenta para que os nossos agricultores possam produzir mais e melhor, e com custo menor. Os pesquisadores de Caçador estão de parabéns pela obra que fortalece ainda mais a fruticultura de Santa Catarina, do Brasil e do mundo também porque esse conhecimento chega a outros países também”

Alencar Mendes, vice prefeito de Caçador

“Essa obra é resultado de 30 anos de trabalho e só reforça a importância que a Epagri tem, através da Estação Experimental, para o município. Certamente essa compilação de informações vai beneficiar os agricultores lá no campo. É uma honra para nós da administração municipal participar do lançamento e com a intenção de fortalecer parcerias com a Epagri para que o desenvolvimento da nossa cidade e região aconteça o mais rápido possível”

Ivanir Dallagnol, diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores de Maçã

“Nós como produtores e fruticultores precisamos de obras como essa que ajudam a diminuir o custo de produção. A Epagri já faz um trabalho importante de repassar técnicas para aumentar a produtividade, de poda, de nutrição, e agora essas informações de reguladores de crescimento são fundamentais para fazer um raleio químico na hora certa e manter a fruta por mais tempo no pé, escalonar a colheita. Esse livro é uma caixa de ferramentas porque são informações que podem ser utilizadas lá no pomar”.

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support