Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Pesca e Aquicultura
  4. /
  5. Em Brasília, secretário da...

Em Brasília, secretário da Aquicultura e Pesca solicita alterações no formulário da pesca da tainha

Foto: Divulgação / SAQ

O secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, esteve na terça-feira, 23, em Brasília, em uma audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para protocolar a alteração do artigo 9º da portaria SAP/MAPA 617, que estabelece as medidas de ordenamento, registro e monitoramento da Pesca de Arrasto de Praia em Santa Catarina.

“As alterações visam facilitar a vida do pescador, especialmente no preenchimento de formulários relacionados a pesca da tainha, atualmente a exigência de preenchimento do mapa de produção é diário, mesmo que não haja pescaria, o que dificulta muito a vida do pescador”, explica o secretário Frigo, que instituiu um grupo de trabalho com representantes do setor da Pesca Catarinense e da Alesc para propor alterações na normativa Federal, adequando a mesma à realidade do pescador catarinense.

Na audiência com o Ministro, o secretário também tratou da licença de emalhe costeiro diversificado, do regramento da pesca da Tainha e da Corvina, e da regulamentação da lula, peixe-espada e ouriço-do-mar, dentre outras demandas do setor. Ele esteve no Ministério da Pesca acompanhado pela assessora Técnica da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), Cleusa Fritzen.

Além da audiência com o ministro, Frigo e demais entidades ligadas ao setor, também solicitaram junto ao Fórum Parlamentar Catarinense uma Audiência Pública para tratar do iminente risco de proibição da Pesca da Corvina. “É a principal espécie capturada em Santa Catarina, e que poderá gerar graves consequências socioeconômicas para o estado”, destacou o secretário Frigo.

O secretário acompanhou pessoalmente a entrega do protocolo, que ressalta a urgência da audiência, entregue diretamente ao coordenador do Fórum Parlamentar, deputado federal Valdir Cobalchini. O ofício entregue reúne documentos da Comissão de Pesca e Aquicultura da Alesc, do SINDIPI e da Federação da Pesca de Santa Catarina “Todos temos que debater esse assunto e encontrar soluções”, concluiu o secretário Frigo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support