Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Em Brasília, secretária da...

Em Brasília, secretária da SAS visita Casa da Mulher Brasileira, que atende mulheres vítimas de violência

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em agenda em Brasília para uma série de compromissos, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, aproveitou para conhecer de perto a Casa da Mulher Brasileira (CMB). O espaço, montado em Ceilândia, oferece atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social, além de promover a capacitação profissional do público feminino.`

 Na Casa, a secretária foi recebida pela assessora Gildete Andrade, conheceu de perto o trabalho da instituição que conta com psicólogos, assistentes sociais e advogados e atendimento sete dias por semana e 24 horas por dia prestando atendimento a vítimas de agressão.

Um dos principais serviços oferecidos é o abrigo temporário para mulheres em situação de violência doméstica e seus filhos. Eles podem ficar no local por até 48 horas para que sejam feitos os encaminhamentos sobre o caso.

 De acordo com a secretária da SAS, a visita foi importante para mostrar onde Santa Catarina pode avançar. “Hoje temos acolhimentos de mulheres custeados pelo Estado, mas nossa intenção é garantir qualificação profissional para aquelas mulheres que precisaram de abrigo. Temos que dar o encaminhamento para que elas possam superar essa violência, ter autonomia econômica e serem protagonistas da sua própria vida”, disse Maria Helena.

Ela destacou ainda que hoje o Governo do Estado trabalha no fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres e o intuito é que todos os municípios catarinenses contem com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ou outros organismos que são importantes para combater a violência e garantir mais igualdade de gênero e independência. “Quanto mais independente é a mulher, mais facilmente ela consegue romper o ciclo de violência”, finaliza.

Outras agendas
A secretária está na capital federal para participar de diversas reuniões, entre elas a da Câmara Técnica do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas) e com o secretário Executivo do Conselho Nacional da Juventude, Matheus Diniz de Souza.  Outra agenda é a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Texto:Helena Marquardt / Ascom SAS
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support