Em Brasília, secretária da Assistência Social busca recursos para o Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, pleiteou nesta quarta-feira, 18, em Brasília, recursos do Ministério da Justiça para serem aplicados no Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (Crai). Existe uma reserva orçamentária do ministério de R$ 300 mil que pode ser destinada ao local instalado em Florianópolis e em funcionamento desde fevereiro.
A equipe técnica do ministério ressaltou que na próxima semana poderá informar se a quantia, fruto de um convênio, pode ser utilizada pelo Estado para melhorias no atendimento aos imigrantes. Para utilização do recurso, os técnicos salientaram também para a elaboração de um plano de trabalho que amplie o escopo dos serviços já ofertados na estrutura.
De acordo com Romanna, baseado nas experiências dos atendimentos dos últimos meses, pode-se avaliar quais melhorias são necessárias, como a capacitação para o mercado de trabalho. Para isso, pode ser realizado um levantamento de cursos que podem ser úteis aos imigrantes, levando em consideração a demanda da região.
O ministério também irá confirmar nos próximos dias se o recurso pleiteado pode ser utilizado também para capital, ou seja, para compra de equipamentos, como computadores e demais acessórios que reflitam em melhorias no atendimento.
“Este montante será muito valioso para a manutenção básica dos atendimentos e, mais do que isso, para a qualificação dos serviços. Por isso, estamos em contato direto com o Governo Federal para garantirmos esta quantia”, destaca a secretária. Participaram das reuniões, o secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel, e o técnico do ministério, Raul Miranda Menezes.
O Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante já realizou mais de dois mil atendimentos desde fevereiro. São imigrantes de mais de 25 nacionalidades, sendo 80% haitianos. A principal demanda é para inserção ao mercado de trabalho e questões legais, como a viabilização de documentação.
Informações adicionais para a imprensa
Douglas Saviato
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Articulação Nacional
E-mail: douglas@san.sc.gov.br
Fone: (61) 3101-0900 / 99304-0198
Site: www.san.sc.gov.br