Em Brasília, Polícia Científica de SC participa de seminário para qualificação do trabalho pericial
Equipes da Polícia Científica de Santa Catarina participaram na última semana do X Seminário Nacional de Perícias de Engenharia, em Brasília.
Entre as palestras, destacou-se o trabalho pericial em grandes desastres, como o caso do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, e o caso do desabamento do edifício Andrea, em Fortaleza.
As dificuldades encontradas durante o trabalho pericial provocaram a criação de procedimentos operacionais padrão para casos de desabamento.
Também foram abordados métodos de perícia criminal aplicados a crimes contra a administração pública, como fraudes em licitação e desvios de verbas públicas.
Metodologias de auditoria mais eficazes para controle externo em obras e serviços de engenharia, bem como em sistemas de análise de orçamentos para avaliação do risco de irregularidades fizeram parte da programação do evento.
O encontro foi promovido pelo Serviço de Perícia de Engenharia do Instituto Nacional de Criminalística, com a participação de diversos órgãos de controle da administração pública federal e estadual e órgãos de perícia oficial e institutos de criminalística de vários estados brasileiros.
Repórter: Marcos Lampert