Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Em Brasília, governador Colombo...

Em Brasília, governador Colombo apresenta relatório sobre as chuvas em SC para a presidente Dilma Rousseff

O governador Raimundo Colombo foi recebido em audiência pela presidente Dilma Rousseff em Brasília, nesta quinta-feira, 22. Colombo fez um relato sobre os problemas causados pela chuva nas cidades catarinenses e a presidente indicou que pode visitar as regiões afetadas em Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul neste fim de semana.

“Relatamos a situação do Estado, o fenômeno El Niño, as cheias continuadas, os alagamentos que estamos enfrentando nesse momento e toda a perspectiva de continuidade destas chuvas no início de novembro. Isso tem impacto na segurança das pessoas nesse momento. E também na economia, quem plantou está perdendo qualidade e quem não plantou não consegue mais plantar. Fizemos todos os relatos e ela demonstrou muito interesse em visitar Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, que também está com problemas, neste final de semana”, explicou o governador Colombo, após o encontro.

>>> Acesse o aúdio com o depoimento do governador:

  Baixar áudio

{attachments}

O governador destacou que a Defesa Civil do Estado está trabalhando constantemente em parceria com a Defesa Civil nacional para garantir agilidade nas respostas para problemas emergenciais. “Nossa maior preocupação é com a continuidade das chuvas, com o que vai acontecer mais para frente. Está chovendo há muitos dias. O solo está molhado e os riscos de deslizamentos urbanos e nas estradas aumentam muito”, ressaltou Colombo.

O governador lembrou, ainda, de ações como as obras de sobre-elevação das barragens Oeste, de Taió, e Sul, de Ituporanga, ambas no Alto Vale do Itajaí, que estão na reta final, mas já estão minimizando os impactos das chuvas na região. “As obras que estamos fazendo estão já estão protegendo, apresentando resultados, embora ainda com efeito parcial”, afirmou.

Ponte de Ilhota

No encontro com a presidente Dilma, o governador Raimundo Colombo também recebeu a confirmação de que o Governo Federal vai liberar a parcela de R$ 6 milhões do convênio para construção do acesso e da Ponte de Ilhota, na BR-470, para que a empreiteira responsável retome os trabalhos o mais breve possível.

O tema já havia sido tratado na quarta-feira em audiência em Brasília com a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O valor total do convênio é de R$ 14 milhões. 

Leia também:

>>> Defesa Civil alerta para o risco de inundações e deslizamentos de terra em Santa Catarina

Informações adicionais para a imprensa
Claudio Thomas
Diretor de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: thomas@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 99161-6455
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC