Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Em faculdade de Balneário...

Em faculdade de Balneário Camboriú, Colombo fala para centenas de alunos sobre os desafios do Estado e do país

Na presença de cerca de 600 alunos, o governador Raimundo Colombo palestrou sobre o momento em que vive o Estado e os seus desafios. A palestra ocorreu na noite desta segunda-feira, 9, na Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú durante abertura da Semana de Iniciação Científica. O evento tem o objetivo de socializar os conhecimentos construídos em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Colombo iniciou sua palestra falando que o Brasil é um país apaixonante e com muitas riquezas. “Eu acredito muito no nosso país e no seu futuro e não podemos nos deixar abater com a crise e deixar se tornar maior que está. O nosso papel tem sido passar em dia os recursos e honrar com todos os compromissos e não deixar nenhum pagamento atrasar para que nenhum catarinense sinta o peso da crise, perca o emprego e tenha sua vida normal”.

Estavam presentes o presidente da faculdade, Mohamad Abou Wadi; a diretora, Isabel Regina Depiné; a prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi; o deputado estadual, Gabriel Ribeiro e os alunos dos cursos de administração, odontologia, psicologia, educação física, ciências contábeis, arquitetura, engenharia civil e direito. Eles puderam conhecer o dia a dia da administração pública de Santa Catarina e seus desafios para amenizar os reflexos da crise econômica brasileira.

O governador apresentou os números positivos de SC a exemplo das menores taxas de desemprego, analfabetismo e mortalidade infantil, além do IDH alto. Falou também sobre o Estado ser o maior produtor de maçãs, suínos, ostras e mexilhões e grande exportador de carne suína para outros países. Citou a importância de SC ser reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação e as ações para manter esse status. “Temos em cada barreira terrestre, nas fronteiras com outros estados, um médico sanitarista da Cidasc, que faz o controle sanitário. O caminhão quando passa em uma dessas barreiras precisa ser fiscalizado e até mesmo lavado”, explicou.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Sobre o câmbio de moedas estrangeiras, o agronegócio, o setor moveleiro e o turismo, Colombo destacou os benefícios para SC. “Com a moeda estrangeira em alta, o Estado se favorece no que exportamos para outros países. No agronegócio, no setor de móveis e no turismo os benefícios estão sendo grandes. Acreditamos que para essa temporada de verão, o volume de turistas será bem maior por causa do aumento no dólar”.

Finalizou dizendo que é possível melhorar as condições e construir um cenário positivo para o Brasil. “Nos últimos 20 anos, desde o plano Real, mudamos a nossa realidade. Avançamos como poucos países do mundo avançaram, mas também erramos como poucos países erraram. De qualquer forma melhoramos e conquistamos coisas importantes e não podemos perder e sim, continuar indo para frente, construindo um futuro melhor”.

“Precisamos fazer mudanças estruturais indispensáveis começando com a reforma na constituição, na lei eleitoral para reformular o processo político brasileiro e procurar ajustar a eficiência e a responsabilidade do governo”, concluiu Colombo.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC