Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Em 2015, Governo do...

Em 2015, Governo do Estado reforçou o enfrentamento a drogas com lançamento de campanha

Para fortalecer a prevenção e o enfrentamento às drogas, o Governo de Santa Catarina apresentou este ano, em Florianópolis, a campanha “Drogas. Não dá mais pra aceitar”. Trata-se de um conjunto de ações multissetoriais para sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa, não apenas na vida do usuário, mas em todo o núcleo social em que ele está inserido.


Governador durante o lançamento da campanha em agosto de 2015. Foto: Julio Cavalheiro / Secom

“Todos conhecemos os danos que as drogas causam na vida das pessoas. Destrói famílias, prejudica e escraviza. Temos que agir na conscientização da sociedade, mostrar as consequências e o sofrimento que as drogas vão causar”, afirmou o governador.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a cada 10 casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Isso impacta diretamente a população. Em outros setores, não é diferente. Entre a população carcerária, por exemplo, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

A SSP destaca ainda que foram registrados 2.417 boletins de ocorrência por tráfico de drogas em Santa Catarina entre janeiro e abril deste ano. Foram apreendidas no mesmo período, 1.444 quilos de maconha; 43.840 quilos de cocaína; 26.746 quilos de crack; 3.731 LSD (micropontos); 13.351 comprimidos de Ecstasy.

Informações adicionais para a imprensa
Luciane Lemos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0753
www.sst.sc.gov.br