Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Eletricistas reconstroem linha de...

Eletricistas reconstroem linha de transmissão atingida pelo temporal

O temporal registrado nesse domingo, 28, provocou estragos no sistema elétrico de alta tensão do Vale do Itajaí, envolvendo linha de transmissão de 138.000 Volts que interliga as subestações Itajaí, da Eletrosul, à Brusque, da Celesc. Duas estruturas de alta tensão, uma metálica e a outra de concreto, foram derrubadas pela força dos ventos. Além disso, cabos e demais equipamentos foram arrastados com o impacto da queda.

Para não prejudicar o abastecimento de energia, o Centro de Operação do Sistema da Celesc realizou remanejamento de carga para circuitos alternativos, possibilitando a normalização do atendimento aos consumidores da região.

Cerca de 30 profissionais da Celesc trabalham na implantação de um trecho de linha provisório, em traçado paralelo às torres danificadas, enquanto as estruturas principais são reconstruídas.

O engenheiro Paulo Anderson, do Departamento de Manutenção do Sistema Elétrico, destaca que as obras do trecho provisório abrangem a instalação de postes e exigem equipe especializada em manutenção de linhas de transmissão. Eletricistas de Florianópolis, Joinville, Lages e Joaçaba foram deslocados para prestar auxílio à equipe local, a fim de permitir a energização no menor tempo possível. 

Além do Vale do Itajaí, as condições climáticas adversas também afetaram o sistema elétrico de outros municípios, especialmente em Joinville e Litoral Norte. Dentre as ocorrências, há registro de árvores, galhos e objetos metálicos lançados pela força dos ventos sobre a rede elétrica, rompendo cabos e provocando desligamento ou oscilação de tensão. Postes também foram quebrados e transformadores sofreram diversas avarias.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Celesc
comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br