Escolas de Laguna recebem visita do secretário regional e de equipe técnica da 19ª Gered
Para elaboração de um plano estratégico diferenciado voltado às unidades escolares estaduais, o secretário regional Robson Elegar Caporal e equipe técnica da gerência de Educação (Gered) vem percorrendo, desde junho, os municípios de abrangência da 19ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.
A gerência de Educação possui 31 escolas. Segundo Caporal, prioridade e planejamento são palavras de ordem para qualidade estrutural e de ensino. “Nossas visitas têm como objetivo aproximar as estruturas, proporcionando melhores condições de trabalho, beneficiando os alunos e alcançando bons resultados para a sociedade. Acredito que a presença da Gered nas unidades escolares é muito importante para o planejamento de novas ações”, falou o secretário.
A EEM Almirante Lamego, em Laguna, é a quinta escola visitada. Durante o encontro com a direção e professores foram abordadas questões pedagógicas, alimentação, drogas e alternativas buscadas para superar estas dificuldades, conservação, manutenção e carência da estrutura para os jovens de hoje.
“São muitas as dificuldades em tocar o colégio com uma estrutura deteriorada. A secretaria se faz presente hoje na escola para buscar alternativas em torno dos problemas apresentados, é isso que busco dos diretores”, declarou o secretário.
Sobre as obras que devem acontecer ainda neste ano na escola, foram sanadas dúvidas referentes aos recursos e a disponibilidade para sua execução. “Lutamos e conseguimos a obra para reforma e ampliação da escola, pois este é um colégio localizado no centro da cidade, tem história e já ofereceu muita contribuição para a formação no município. A estrutura terá melhores condições e qualidade para o ensino”, acrescentou.
Na sequência, a equipe da 19ª SDR visitou a EEB Jerônimo Coelho, localizada no Centro Histórico, também em Laguna. A instituição apresenta algumas partes da estrutura comprometidas e aguarda a liberação do projeto arquitetônico pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) para restauro e construção de um novo anexo.
Com a equipe pedagógica da escola, foram tratadas as dúvidas para realização da obra, atividades e projetos desenvolvidos na unidade e a carência de material de informática. “Minha maior preocupação é a angústia dos professores quanto à estrutura física da escola, quando falamos em material, nós buscamos e realizamos. Porém, a estrutura como está pode comprometer a saúde de todos”, alerta a diretora Josiane Julião.
As visitas foram acompanhadas pela gerente de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, a supervisora de Educação Básica e Profissional, Daisi da Silva Santos, e o integrador de esportes, Marcelo Sagebin da Cunha.
Sobre as obras que serão realizadas
EEM Almirante Lamego
As obras estão avaliadas em R$ 7.071.452,77 e contemplarão a construção de uma torre de caixa-d’água e reforma do ginásio de esportes, totalizando uma área ampliada de 786 m² e reformados 4356 m² .
EEB Jerônimo Ceolho
Nesta unidade, os projetos arquitetônicos estão concluiídos, e o memorial descritivo está sendo finalizado. Contemplará o restauro da estrutura existente, a construção de um novo anexo com dois pavimentos, a reformulação da quadra de esporte e a construção de um playground.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}