EEB Madre Terezinha Leoni em Videira recebe medalhista das paraolimpíadas
Foto: Josiane Zago / ADR Videira
Inspiração e motivação. Esses foram os dois grandes resultados da palestra realizada na manhã desta quarta-feira, 10, na EEB Madre Terezinha Leoni, no Bairro Rio das Pedras em Videira. A protagonista do encontro foi a medalhista das paraolimpíadas do Rio 2016, Alana Maldonado, que conquistou a medalha de prata no judô, falou sobre educação e superação dos desafios. Para o secretário executivo, Euro Vieceli, a proposta integra mais uma grande parceria que dá certo, juntamente com o Fiesc “São inúmeras ações desenvolvidas pelo movimento na EEB Madre Terezinha Leoni, e os resultados já são perceptíveis” afirmou.
A palestra foi promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, no projeto com a escola Madre Terezinha Leoni, intitulado Escola Parceira: Educação que faz sentido.
Segundo ela foi muito satisfatório participar do encontro “Agradeço muito a receptividade e o carinho e destacou que a maior mensagem que objetivei trazer para esse encontro é de que o segredo para vencer na vida é começar, e que o pouco que a gente se esforça nos aproxima dos nossos objetivos, da mesma forma que, um pouco do que deixamos de fazer nos afasta dele”, afirmou.
Além de contar a trajetória pessoal, aos 14 anos com diagnóstico de Stargardt, uma doença que ocasiona a perda da visão, Alana relatou as dificuldades e como encontrou no esporte as formas de superação. Em 2014 a sua primeira convocação para a seleção brasileira, e em menos de um ano e meio de seleção, a convocação para as Paraolimpíadas do Rio e a escolha de melhor atleta paraolímpica de 2016. Junto com a trajetória de sucesso, Alana conquistou títulos na Coreia do Sul, Toronto no Canadá, na Alemanha, além de diversos campeonatos brasileiros.
Para a estudante do nono ano, Amanda Cantelli, escutar a história de vida da Alana foi motivador. “Estudamos a vida da Alana e nessa palestra tivemos a oportunidade de dividir espaço com essa guerreira nacional”, afirmou. A diretora Marcia Fátima Ribeiro agradeceu a oportunidade. “Ela deixou uma mensagem de vida, de que estudar e se esforçar faz a diferença. Uma mensagem que queremos que todos os nossos alunos absorvam”, relatou.
A interlocutora do Movimento Santa Catarina pela Educação, Sheila Mello, afirmou que a iniciativa de trazer a judoca para palestrar aos estudantes surgiu do projeto e visa contribuir com o propósito de apresentar propostas diferenciadas de educação. A gerente de educação, Girlene Borsoi, parabenizou a iniciativa. “Um grande projeto que abraça a escola Madre Terezinha e trabalha na melhoria da educação como um todo”, finalizou Girlene agradecendo a parceria.
{article Josiane Zago – SDR Videira}[text]{/article}